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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2021.tde-01062021-174939
Document
Auteur
Nom complet
Vinícius da Cunha Bisterço
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2021
Directeur
Jury
Ginzburg, Jaime (Président)
Cury, Maria Zilda Ferreira
Eugênio, Marcos Francisco Napolitano de
Marques, Ivan Francisco
Titre en portugais
Narrativa e experiência social em João Antônio e Ozualdo Candeias: um estudo sobre o conto "Malagueta, Perus e Bacanaço" (1963), de João Antônio, e o filme A Margem (1967), de Ozualdo Candeias
Mots-clés en portugais
João Antônio
Literatura e Cinema
Marginalização social
Modernização urbana
Ozualdo Candeias
Resumé en portugais
O conto "Malagueta, Perus e Bacanaço" (1963), de João Antônio, e o filme A Margem (1967), de Ozualdo Candeias, possuem em comum a presença de protagonistas em condição de marginalidade social, os quais articulam estratégias de sobrevivência em meio a uma cidade em plena transformação. Partindo de considerações de Antonio Candido, Ismail Xavier e Paul Ricoeur, elaborou-se uma interpretação da relação entre essas manifestações artísticas e o processo histórico do qual fazem parte, buscando refletir sobre a maneira pela qual as narrativas, sejam elas literárias ou cinematográficas, são capazes de expressar a experiência histórica de um período. Através da análise detida nas obras e a comparação entre elas de elementos similares e dissonantes, buscou-se construir um panorama artístico de problemas referentes à modernização da cidade de São Paulo, particularmente a partir dos anos 50, pela maneira com que ela é percebida por sujeitos marginalizados socialmente.
Titre en anglais
Narrative and social experience in João Antônio and Ozualdo Candeias: a study about the short-story "Malagueta, Perus e Bacanaço" (1963), by João Antônio, and the movie A Margem (1967), by Ozualdo Candeias
Mots-clés en anglais
João Antônio
Literature and Film
Ozualdo Candeias
Social marginalization
Urban modernization
Resumé en anglais
The short story "Malagueta, Perus and Bacanaço", by João Antônio, and the movie "The Margin", by Ozualdo Candeias, have in common the presence of social marginalized individual as protagonists, which articulate survival strategies amid a city in transformation. Starting from considerations of Antonio Candido, Ismail Xavier and Paul Ricoeur, it is elaborated an interpretation of the relationship between these artistic manifestations and the social process of which they are part of, in search of thinking about the way those narratives, being literary or cinematography, are capable of giving expression to the historical experience of a period. Through detained analysis of the works and the comparison between them of similar and dissonant elements, is was intended to construct an artistic panorama of problems referring to the modernization of the city of São Paulo, starting from the fifties, the way it was elaborated form the perspectives of social marginalized individuals in the works here studied.
 
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Date de Publication
2021-06-01
 
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