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Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.8.2005.tde-04122012-094809
Documento
Autor
Nombre completo
André Curiati de Paula Bueno
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2005
Director
Tribunal
Facioli, Valentim Aparecido (Presidente)
Ayala, Maria Ignez Novais
Ikeda, Alberto Tsuyoshi
Montes, Maria Lucia Aparecida
Tatit, Luiz Augusto de Moraes
Título en portugués
Palhaços da cara preta: Pai Francisco, Catirina, Mateus e Bastião, parentes de Macunaíma nos Bumba-bois e Folias-de-Reis - MA, PE, MG
Palabras clave en portugués
Danças dramáticas
Etnomusicologia
Mario de Andrade
Personagens negros
Resumen en portugués
Trabalho voltado a três brincadeiras populares com personagem negro de máscara, em três Estados brasileiros, e a comparações com o personagem Macunaíma, de Mário de Andrade. Foi realizada pesquisa de campo com registro áudio-visual por quatro anos, em continuidade com pesquisa anterior de Mestrado. O capítulo 1 introduz abordagens de Mário de Andrade, etnomusicologia, semiótica, estudos africanos e afro-brasileiros. O capítulo 2 avalia grandezas reunidas em Macunaíma, da fonte etnográfica às visões dos personagens negros da cultura popular, com índices da própria obra, da correspondência com Bandeira e da crítica. O capítulo 3 tange à experiência de campo, ao registro de Mário de Andrade do palhaço Veludo no Lundu do Escravo e à visão de Tinhorão dos palhaços negros cantores. No capítulo 4 vêm as transcrições dos textos registrados em campo com os personagens Pai Francisco, Catirina, Mateus e Bastião, nos três Estados. E o capítulo 5 traz balanço comparativo dos três registros e coerências com Macunaíma. A conclusão aborda o disfarce social e a vitalidade das representações negras.
Título en inglés
Black-faced clowns: Black Francisco, Catirina, Mateus and Bastião, relatives of Macunaíma in Bumba-bois and Folias-de-Reis MA, PE, MG
Palabras clave en inglés
Black characters
Dance drama
Ethnomusicology
Mario de Andrade
Resumen en inglés
This is a study of three dramatic dances with masked black character, from three states of Brazil, in comparison with Mario de Andrade´s character Macunaíma. Field research with audio/video capture was done in four years, in continuity with the research for a previous thesis. Chapter 1 introduces Mário de Andrade´s approaches, ethnomusicology, semiotics, African and Afro-brazilian studies. Chapter 2 considers diferent values in Macunaíma, from the ethnographic base to visions of black characters in Brazilian popular culture, referring data from the book itself, from Andrade´s letters to Manuel Bandeira and from the critics. Chapter 3 discusses field experience, Andrade´s register of the clown Veludo in Lundu do Escravo and Tinhorão´s vision of the singing black minstrels. Chapter 4 brings transcriptions of texts registered in field with the characters Black Francisco, Catirina, Mateus and Bastião in three states of Brazil. And chapter 5 brings comparisons of the three narratives, and coherences with Macunaíma. The conclusion approaches social disguise and masks and vitality of black representations.
 
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Fecha de Publicación
2012-12-04
 
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