• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2010.tde-05122010-123502
Documento
Autor
Nome completo
Adriano de Assis Ferreira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Faria, Joao Roberto Gomes de (Presidente)
Andrade, Welington Wagner
Azevedo, Elizabeth Ferreira Cardoso Ribeiro
Catalão, Larissa de Oliveira Neves
Madeira, Wagner Martins
Título em português
Teatro ligeiro cômico no Rio de Janeiro: a década de 1930
Palavras-chave em português
Comédia
Década de 1930
História
Teatro brasileiro
Teatro ligeiro cômico
Resumo em português
Apresentação dos elementos básicos da produção teatral ligeira no Brasil, requisito para a compreensão da história do teatro brasileiro no século XX, focando a encenação como produto que pode ser avaliado sob três prismas (estética, moralidade e diversão) enquanto valor de uso, mas que demanda a produção de valor de troca. Reconstituição histórica do teatro ligeiro, partindo de seu surgimento enquanto "gênero alegre" em meados do século XIX na cidade do Rio de Janeiro, passando por sua transformação em teatro ligeiro musicado na virada do século, consolidada com a adoção do procedimento das sessões. Apresentação do teatro ligeiro cômico, apontando seu surgimento com o Teatro Trianon, a partir de 1915, e enfocando seu desenvolvimento durante a década de 1920. Exposição cronológica do desenvolvimento do teatro ligeiro cômico no Rio de Janeiro durante a década de 1930, ano a ano, enfocando os principais acontecimentos. Relatório sobre o surgimento da peça social e a representação de Deus lhe Pague, de Joracy Camargo, por Procópio Ferreira. Relatório sobre a atuação da Companhia Dulcina-Odilon durante a década, apresentando seus grandes sucessos e a consolidação da imagem de empresa teatral de qualidade superior. Relatório sobre as atividades de Renato Vianna, enfocando suas iniciativas e as relações com a produção ligeira. Relatório sobre a atuação do Estado, que se torna sistemática a partir da metade da década e interfere no equilíbrio de forças no ambiente cultural brasileiro. Relatório sobre as atividades dos grupos amadores que passam a pressionar a produção ligeira e convertem-se em uma possibilidade alternativa de produção teatral. Relatório analisando cinco comédias históricas encenadas no final da década
Título em inglês
Light comedy in Rio de Janeiro: 1930s
Palavras-chave em inglês
1930s
Brazilian theater
Comedy
History
Resumo em inglês
Presentation of the basic elements of theatrical production in Brazil, requirement for understanding the history of Brazilian theater in the twentieth century, focusing on three prisms (aesthetics, morality and fun). Historical reconstruction of light theatre ("teatro ligeiro"), from its emergence in mid-nineteenth century in Rio de Janeiro, through its transformation in musical theater at the turn of the century, consolidated by adopting the procedure of the sessions. Presentation of light comedy ("teatro ligeiro cômico"), pointing its appearance with the Theatre Trianon, from 1915, and focusing on its development during the 1920s. Chronological development of light comedy ("comédia ligeira") in Rio de Janeiro during the 1930s, year by year, focusing on the main events: 1. Deus lhe Pague (Joracy Camargo) presentation; 2. Company Dulcina-Odilon performance; 3. Renato Vianna activities; 4. the State action; 5. Amateur Groups activities. Report examining five historical comedies staged at the end of the decade.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2010-12-08
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.