• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2021.tde-10122021-191624
Documento
Autor
Nombre completo
Antonio Lino Pinto Junior
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2021
Director
Tribunal
Marques, Ivan Francisco (Presidente)
Figueiredo, Priscila Loyde Gomes
Salla, Thiago Mio
Santini, Juliana
Título en portugués
Boi Tungão, Boi Bonito: perspectivas do popular em Mário de Andrade e Guimarães Rosa
Palabras clave en portugués
Cultura popular
Foco narrativo
Guimarães Rosa
Mário de Andrade
Viagem etnográfica
Resumen en portugués
A busca pela matéria popular é um ponto de contato fundamental entre as obras de Mário de Andrade e Guimarães Rosa. Valorizando a vivência direta do Brasil dito "profundo", ambos empreenderam pesquisas de campo de cunho etnográfico pelo interior do país. Em meio à riqueza documental das respectivas viagens, dois personagens mereceram tratamento especial: o coqueiro Chico Antônio - retratado por Mário de Andrade na série Vida do cantador, publicada na Folha da Manhã entre agosto e setembro de 1943 - e o vaqueiro Manuelzão - que inspirou o protagonista de "Uma estória de amor", publicado por Guimarães Rosa em 1956 no conjunto do Corpo de baile. Os nexos entre os contos são substanciais: além da viagem como gênese, destacam-se a homonímia e homologia dos protagonistas com personagens reais, a ficção guarnecida de lastro etnográfico e os enredos talhados pela tradição oral. Na constituição do foco narrativo, entretanto, sobressaem disparidades importantes: enquanto a aderência empática rege a perspectiva do narrador rosiano em relação a Manuelzão e ao universo sertanejo em questão, a instabilidade e o pessimismo marcam o ponto de vista do narrador marioandradino em relação a Chico Antônio e a seu contexto histórico. A partir da análise do foco narrativo em Vida do cantador e "Uma estória de amor", a presente dissertação desenvolve uma leitura comparada dos contos, realçando nuances de contraste nos pontos de vista dos dois narradores, à luz das perspectivas dos autores em suas relações com o popular.
Título en inglés
Boi Tungão, Boi Bonito: perspectives of popular in Mário de Andrade and Guimarães Rosa
Palabras clave en inglés
Ethnographic travel
Guimarães Rosa
Mário de Andrade
Narrative focus
Popular culture
Resumen en inglés
The search for brazilian popular culture is a key similarity between the works of Mário de Andrade and Guimarães Rosa. Valuing the ethnographic experience, both authors undertook field research in the countryside. Amid the rich documental context of their trips, two characters deserved special attention: the coco singer Chico Antônio - portrayed by Mário de Andrade in the series Vida do cantador, published in Folha da Manhã between August and September 1943 - and the cowboy Manuelzão - who inspired the protagonist of "Uma estória de amor", published by Guimarães Rosa in 1956 as part of Corpo de baile. In addition to their genesis on the road, the similarities between both stories are substantial: the stand out homonymy and homology from protagonists with real characters; the fiction with ethnographic counterbalance; and the plots carved by oral tradition. However, in the elaboration of narrative focus, substantial disparities excel: while empathic adherence governs Rosa's perspective of Manuelzão and the backcountry universe in question, instability and pessimism mark Andrade's point of view related to Chico Antônio and his historical context. In light of both authors' perspectives, and based on their relations with popular culture, this dissertation presents an in-depth analysis of the narrative focus in Vida do cantador and "Uma estória de amor", including a comparative reading of both stories, highlighting contrast nuances in the points of view of the two narrators.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-12-10
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.