• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2022.tde-16052023-105944
Document
Auteur
Nom complet
Débora Oliveira Lisbôa
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Marques, Ivan Francisco (Président)
Balista, Lígia Rodrigues
Faria, Joao Roberto Gomes de
Lebensztayn, Ieda
Titre en portugais
Transfiguração e realidade social em cinco comédias de Ariano Suassuna
Mots-clés en portugais
Ariano Suassuna (1927-2014)
Literatura Brasileira (Séc.XX)
Teatro brasileiro (Comédia)
Resumé en portugais
Este trabalho dedica-se a investigar as relações entre realidade social e transfiguração literária em cinco comédias de Ariano Suassuna, Auto da Compadecida (1955), O Casamento Suspeitoso (1957), O Santo e a Porca (1957), A Pena e a Lei (1959) e Farsa da Boa Preguiça (1960), mediante estudo do modo de construção das personagens e seus conflitos dramáticos, o tempo das ações e espaços cênicos. Nesta investigação, as formas utilizadas para a reconstrução literária de elementos do contexto histórico, político e social do sertão nordestino, bem como das vivências pessoais do autor, são descritas, analisadas e interpretadas. Nas comédias, o mundo e o homem sertanejos são apresentados em suas especificidades, mas também são relacionados a questionamentos humanos mais profundos e universais. A crítica social está presente, mas não esconde o humor, as cores, o ritmo, a esperteza, a ingenuidade e a fé dos homens do sertão, abordados em suas variações de classe social, gênero e valores pessoais. Além de materializar aspectos da vida social, as peças trazem elementos oriundos de matrizes culturais diversas, como as fontes clássicas, ibéricas e cristãs, tanto eruditas quanto populares. A construção do riso cômico se faz por meio da aproximação de elementos contrários, que alcançam coexistência harmônica e funcionalidade, resultando em obras bem-acabadas e com coerência interna. A vida do homem em sociedade é apresentada como limitada no tempo e no espaço, cujos problemas só são superados quando considerados valores metafísicos e universais. Assim, a realidade social é mais que pretexto para a criação literária - ela determina e explica os valores estéticos presentes na estrutura das peças.
Titre en anglais
Transfiguration and social reality in five comedies written by Ariano Suassuna
Mots-clés en anglais
Ariano Suassuna (1927-2014)
Brazilian Literature (XXth Century)
Brazilian Theater (Comedy)
Resumé en anglais
This research investigates the relationship between social reality and literary transfiguration in five comedies by Ariano Suassuna, Auto da Compadecida (1955), O Casamento Suspeitoso (1957), O Santo e a Porca (1957), A Pena e a Lei (1959) and Farsa da Boa Preguiça (1960), through the study of the construction of the characters and their dramatic conflicts, the time of actions and scenic spaces. In this investigation, the forms used for literary reconstruction of elements of the historical, political and social context of the northeastern sertão and the author's personal experiences are described, analyzed and interpreted. In the comedies, the sertanejo world and man are presented in their specificities, but they are also related to deeper and more universal human questions. Social criticism is present, but it does not hide the humour, colors, rhythm, cleverness, ingenuity and faith of the men of the sertão, approached in their variations of social class, gender and personal values. In addition to materializing aspects of social life, the plays bring elements from diverse cultural matrices, such as classical, iberian and christian sources, both erudite and popular. The construction of comic laughter is done through the approximation of contrary elements, which achieve harmonious coexistence and functionality, resulting in well-finished works with internal coherence. Man's life in society is presented as limited in time and space, whose problems are only overcome when metaphysical and universal values are considered. Thus, social reality is more than a pretext for literary creation - it determines and explains the aesthetic values present in the structure of the plays.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-05-16
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.