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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2012.tde-20082012-124512
Document
Auteur
Nom complet
Elanir França Carvalho
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Aguiar, Flavio Wolf de (Président)
Betella, Gabriela Kvacek
Lima, Sônia Maria van Dijck
Roncari, Luiz Dagobert de Aguirra
Vasconcelos, Sandra Guardini Teixeira
Titre en portugais
Os sentidos do cômico - riso e representação social em Sagarana
Mots-clés en portugais
Comicidade
Guimarães Rosa
Literatura brasileira
Representação social
Sagarana
Resumé en portugais
A constituição humorística de Sagarana (1946) fornece a base desta tese de doutoramento, em Literatura Brasileira. Assim, tem-se como corpus de análise contos desta obra do escritor João Guimarães Rosa (1908 1967), e, embora privilegiando-a como um todo, no conjunto de suas nove narrativas, foram selecionadas três delas para análise e composição dos capítulos deste estudo, a saber: O burrinho pedrês, Traços biográficos de Lalino Salãthiel ou A volta do marido pródigo e Corpo fechado. A abordagem estabelece a intersecção de duas vertentes de constituição e construção da obra: uma, no plano formal, corresponde aos recursos expressivos de comicidade, realizados através de procedimentos de humor, ironia, paródia, sátira, e outros. Para tanto, a fundamentação teórica centra-se, basicamente, nas reflexões de autores como Bergson, Propp, Pirandello, Freud. A outra, no plano temático, orienta-se pela representação da sociedade plasmada nas narrativas e a correspondência desta representação com a realidade nacional, como relações de poder, de violência, de submissão, instituições de Estado, e outros. Críticos do autor que realizaram abordagem sob tal enfoque foram selecionados como referência. A investigação revelou, finalmente, que nesta obra seminal do autor mineiro já se configuravam as linhas mestras de um projeto literário e uma visão de mundo, perpassados pelo humor. E mais, sob a leveza do véu humorístico, o autor realiza profunda reflexão acerca da sociedade (brasileira), do mundo e do homem (humano).
Titre en anglais
Senses of the comical. Humour and social representation in Sagarana
Mots-clés en anglais
Brazilian literature
Guimarães Rosa
Humour in literature
Sagarana
Social representation
Resumé en anglais
Humour in Sagarana (1946) is the basis of this doctoral thesis in Brazilian Literature. The corpus consists of the short stories of João Guimarães Rosa (1908 - 1967), and though the thesis refers to his nine short stories, three of them were selected for analysis and make up the chapters of this study, namely: O burrinho pedrês [The dappled donkey"], Traços biográficos de Lalino Salãthiel ou A volta do marido pródigo ["Biographical traces of Latino Salathiel or the return of the prodigal husband,"], and Corpo fechado [Invulnerable]. The approach examines the intersection of two elements of the creation and construction of Rosas stories: on the formal level, the comedy is produced by humour, irony, parody, and satire. Here, the theories used are those of Bergson, Propp, Pirandello, and Freud. On the thematic level, Rosas subjects reflect Brazilian reality: power relations, violence, submission, and state institutions. Critics of Rosa who have approached his work using this focus are referred to. The study concludes that these seminal works of Rosa, in which humour plays a large part, already shaped the outlines of Rosas literary project and world view. Moreover, Rosas light humour enables him to reflect on Brazilian society, the world, and mankind.
 
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Date de Publication
2012-08-20
 
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