• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2019.tde-22022019-154649
Documento
Autor
Nome completo
Tatiane Maria Barbosa de Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Carvalho, Ricardo Souza de (Presidente)
Correia, Éverton Barbosa
Iumatti, Paulo Teixeira
Mello, Jefferson Agostini
Título em português
Abreu e Lima, o escritor público: estudo e antologia
Palavras-chave em português
Abreu e Lima
Antologia
Escritor público
Historiografia literária
Resumo em português
O trabalho aborda José Ignácio de Abreu e Lima (1794-1869) como homem de letras no século XIX, o qual, além de ser General de Simón Bolívar (1767-1830), teve destacada contribuição na nascente historiografia literária brasileira, com ensaios que se denotam tanto como síntese histórica, bem como declarações de propósitos para a instituição de uma literatura para o país. Como objetivo principal, pretendemos organizar a primeira antologia sobre Abreu e Lima, tendo como escopo a elucidação de seu papel como escritor público, que inclui a tentativa de enquadrá-lo nas categorias de publicistas e oradores e de historiografia e crítica literárias, a partir do estudo de textos completos ou partes de obras selecionadas de sua vasta produção. Como objetivo específico propomos avaliar como a partir de seus escritos Abreu e Lima desenvolveu sua matéria em três níveis: o olhar autobiográfico, o olhar para o outro, e o olhar que se configura na literatura de uma nação. A antologia consta de um ensaio introdutório, em que abordamos Abreu e Lima como escritor público, ademais de apresentarmos criticamente os textos selecionados e de transcrevê-los. Além disso, também ofereceremos uma seção com um levantamento bibliográfico das obras publicadas por Abreu e Lima e suas reedições.
Título em inglês
Abreu e Lima, the public writer: study and anthology
Palavras-chave em inglês
Abreu e Lima
Anthology
Literary historiography
Public writer
Resumo em inglês
This M. Phil dissertation talks about José Ignácio de Abreu e Lima (1794-1869) as a man of letters in the 19th century, who, besides being General of Simón Bolívar (1767-1830), had distinguished contribution in the nascent Brazilian literary historiography, with essays that had denoted historical synthesis and declarations of purpose for the institution of literature for the country. As a main objective, we intend to organize the first anthology about Abreu e Lima writings, aiming to elucidate him from his role as a public writer, which includes trying to fit him into the categories of publicists and orators and historiography and literary criticism, from the study of his complete texts or parts of his selected works of its vast production. As a specific objective we proposed to evaluate how, from his writings, the author Abreu e Lima developed his subjects and contents in three levels: the autobiographical look, the look at the other, and the look that is configured in the literature of a nation. This anthological essay presents an introductory essay, in which we approach Abreu e Lima as a public writer, then critically present the selected texts and their transcriptions. In addition, we will also offer a section with a bibliographical survey of the works published by Abreu e Lima and their reissues.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2019-02-22
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.