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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.8.2006.tde-23082007-133901
Document
Auteur
Nom complet
Edmundo Juarez Filho
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2006
Directeur
Jury
Roncari, Luiz Dagobert de Aguirra (Président)
Abel, Carlos Alberto dos Santos
Almeida, Jorge Mattos Brito de
Titre en portugais
História e alegoria em São Bernardo de Graciliano Ramos
Mots-clés en portugais
Alegoria Cangaço
Coronelismo
Graciliano Ramos
São Bernardo
Resumé en portugais
O trabalho se propõe a uma leitura alternativa para a obra São Bernardo de Graciliano Ramos. Na fortuna crítica do autor alagoano não se criou um consenso se a revolução que eclode pouco após a morte de Madalena é ou não a Revolução de 30 e, principalmente, qual a função desta revolução na economia do romance. Na perspectiva aqui proposta o tema do livro passa a ser a Revolução de 30, alegoricamente articulada aos fatos ficcionais, na qual Paulo Honório, coronel industrialista, no final da década de 20, luta contra o movimento revolucionário em curso. A teoria do arrependimento e confissão é descartada: quem escreve os capítulos confessionais em realidade é Gondim, dos dois capítulos perdidos e expurgados. Paulo Honório também não será mais visto aqui como um self-made-man, mas um sim como um ser politicamente estruturado, fazendo parte de um partido defensor do modelo exportador, baseado na monocultura cafeeira. Assim a obra de Graciliano acaba por passar ao leitor uma visão político-econômica bastante ampla dos fatos que antecederam o período - e do próprio período - revolucionário de 1930-32. Este trabalho propõe, ainda, como forma bastante diferente de ver literatura, que a base do pensamento de Graciliano é o econômico e que literatura é, em última análise, um modo privilegiado de conhecimento cognitivo da história.
Titre en anglais
History and allegory in 'São Bernardo' by Graciliano Ramos
Mots-clés en anglais
"Cangaço"
"Coronel"
Allegory
Graciliano Ramos
São Bernardo
Resumé en anglais
This work proposes an alternative reading of Graciliano Ramos' São Bernardo. In the critical legacy on this author's work there is as yet no consensus to whether or not the revolution which breaks soon after Madalena's death is the Revolution of 1930 and, more important than this, to what function does this revolution have in the romance's economy. In the perspective here considered, the book's theme is the Revolution of 1930, allegorically articulated to the fictional facts, in which Paulo Honório, industrialist coronel of the 1920s, struggles against the ongoing revolutionary movement. Paulo Honório, hence, doesn't regret, and the romance loses its connotations of confession: who writes the "confessional" chapters is actually Gondim, they are the two lost and purged chapters. Paulo Honório is no longer seen here as a self-made-man, but as a politically structured being, integrating a party that defends the exporting model, based on the monoculture of coffee. Therefore, the romance suggests to the reader a very comprehensive politicoeconomical view of the revolutionary period of 1930-32 and the facts that preceded it. Finally, this reading here advanced draws us to propose, as a very distinct view of literature, that the basis of Graciliano's thought is economical and that literature is, in the last analysis, a privileged means for cognitive knowledge of history.
 
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Date de Publication
2007-10-02
 
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