• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2013.tde-30042013-115556
Documento
Autor
Nome completo
José Teotonio Sobrinho
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Facioli, Valentim Aparecido (Presidente)
Bueno, André Curiati de Paula
Durão, Fabio Akcelrud
Martins, Gilberto Figueiredo
Rufinoni, Simone Rossinetti
Título em português
Entre a tradição e a ruptura na dramaturgia recente no Brasil: modos e modas
Palavras-chave em português
Drama
Dramaturgia
Teatro
Resumo em português
A presente tese procura operar uma análise interpretativa de seis peças teatrais brasileiras recentemente escritas (do ano de 2000 em diante), das setenta e uma peças lidas ao longo da pesquisa de doutorado, a título de exemplificação de três modos distintos de operar em sua arquitetura a tensão entre a tradição dramática e sua ruptura. Em linhas gerais, as rupturas parciais dos preceitos do drama dão-se por meio da organização do material em forma de fragmentos de dramas, na maioria das vezes justapostos e disjuntos, por meio do enfraquecimento da função dramática do diálogo, que tende à conversa destituída do poder de progressão causal, chegando mesmo ao esfumaçamento do referencial e supervalorização da linguagem enquanto instância poética e, finalmente, por meio do uso de recursos dramáticos e não dramáticos enquanto objetos de linguagem a funcionar como material da peça com os quais o autor se deleita, manipulando-os em chave de humor.
Título em inglês
Between tradition and rupture in the recent dramaturgy in Brazil: modes and trends
Palavras-chave em inglês
Drama
Dramaturgy
Theater
Resumo em inglês
This thesis seeks to operate an inter pretive analysis of six recently written Brazilian's plays (from 2000 onwards), chosen among the seventy one pieces that have been read along the doctoral research, as an exemplification of three distinct modes of operate on its architecture the tension between the dramatic tradition and the rupture from it. In general, the partial ruptures of the precepts of drama take place through the organization of material in the shape of drama's fragments, most of the time juxtaposed and disjoint, through the dramatic weakening of the function of dialogue, which tends to the conversation devoid of power from causal progression, which may reach the blurring of referential and overvaluation of language as poetic instance, and finally through the use of dramatic and not dramatic resources as language objects to operate as material of play with which the author delights, manipulating them in a key mood.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-04-30
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.