• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2002.tde-05052002-131458
Document
Auteur
Nom complet
Carlos Aparecido Ferreira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2001
Directeur
Jury
Coelho, Nelly Novaes (Président)
Caniato, Benilde Justo Lacorte
Santilli, Maria Apparecida de Campos Brando
Titre en portugais
A mulher na literatura portuguesa: sua imagem e seus questionamentos através do gênero epistolar.
Mots-clés en portugais
história
imagem
literatura
mulher
questionamento
Resumé en portugais
Trabalho que tem como objetivo apontar a transformação da imagem da mulher através dos tempos, tal como tem sido representada na literatura, desde suas origens bíblicas, até o final do século XX. A análise dessa imagem feminina, em sua trajetória histórico-literária se apoiou em textos de várias épocas, começando pela Bíblia, passando pela Era Medieval (cantigas de amor e cantigas de amigo), Era Clássica (episódio de Inês de Castro, em Os Lusíadas; Carta de Guia de Casados, de Dom Francisco Manuel de Melo; e As Cartas Portuguesas, de Sóror Mariana Alcoforado), Era Romântica (as cartas entre Camilo Castelo Branco e D. Ana Plácido; e as cartas entre Simão e Teresa na obra Amor de Perdição – de Camilo Castelo Branco) e Era Contemporânea (Novas Cartas Portuguesas). Através da poesia e do gênero epistolar verifica-se uma linha horizontal a percorrer todos os períodos literários: a linha que registra a permanência da imagem da mulher-mãe e mulher-esposa, consagradas pelo sistema familiar patriarcal. Entretanto, verifica-se que, aqui e ali, surgem cortes verticais nessa linha horizontal, os quais correspondem a questionamentos femininos buscando romper a linha da tradição. A localização dessas "linhas" e "cortes" são os pontos básicos desta dissertação.
Titre en anglais
The woman in the portuguese literature: her image and their questions through the letter gender.
Mots-clés en anglais
history
image
literature
questions
woman
Resumé en anglais
This work that has as objective to point the transformation of the woman’s image through the times, just as it has been represented in the literature, from their biblical origins, until the end of the century XX. The analysis of that feminine image, in his historical-literary path, leaned on in texts of several times, beginning for the Bible, going by the Medieval Era (love ballads and friend’s ballads), going by Classic Era (episode of Inês de Castro - in the Lusíadas; Carta de Guia de Casados, of Dom Francisco Manuel de Melo; and the Portuguese Letters, of Sóror Mariana Alcoforado), going by Romantic Era (the letters between Camilo Castelo Branco and D. Ana Plácido; and the letters between Simão and Teresa in the Amor de Perdição - of Camilo Castelo Branco) and Contemporary Era ( Novas Cartas Portuguesas). Through of the poesy and of the gender letter a horizontal line is verified to travel all of the literary periods - the line that registers the permanence of the woman-mother’s image and woman-wife, consecrated by the patriarchal family system. However, it is verified that, here and there, vertical cuts appear in that horizontal line, wich correspond the feminine question looking for to break the line of the tradition. The location of those "lines" and "cuts" are the basic points of that dissertation.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
tde.pdf (253.80 Kbytes)
Date de Publication
2002-06-05
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.