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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2009.tde-08022010-120401
Documento
Autor
Nome completo
Sheila Pelegri de Sá
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Bridi, Marlise Vaz (Presidente)
Gobbi, Marcia Valéria Zamboni
Oliveira, Ana Maria Domingues de
Silva, Maria das Graças Gomes Villa da
Simas, Monica Muniz de Souza
Título em português
Ecos de Lilith: um olhar para a construção da feminilidade em romances portugueses pós-revolução
Palavras-chave em português
Feminilidade
Ficção contemporânea
Literatura portuguesa
Narrativa
Psicanálise
Resumo em português
O exame da narrativa ficcional permite a abordagem, para além do universo da teoria literária, de questões discursivas que refletem índices históricos, sociológicos e antropológicos, dentre os quais a construção da identidade de gênero. Neste sentido, o instrumental psicanalítico favorece a análise do sistema de referentes que constitui a feminilidade. Interessa, aqui, refletir acerca da feminilidade contemporânea inserida no contexto português do período ditatorial e construída discursivamente no período pós-revolucionário. Tal feminilidade apresenta-se avessa, muitas vezes, aos valores sedimentados no pensamento ocidental judaicocristão, que atribuem à mulher uma posição inferior, passiva e no limite castrada. Ao enfocar personagens femininas presentes em alguns exemplares da prosa portuguesa das últimas três décadas, pretende-se localizar um outro paradigma, que corre à margem dos padrões sociais vigentes: o da mulher libertária, independente, ativa, enfim, que rompe o compromisso com as regras da família, sociedade e religião. Cabe observar que quatro das personagens ora abordadas são discursivamente constituídas a partir de uma perspectiva masculina, tanto do ponto de vista do foco narrativo, quanto do ponto de vista autoral. O contraponto se dá com a escolha de uma personagem feminina fruto da perspectiva autoral feminina. Para a realização da abordagem proposta, são percorridos cinco romances, a saber: Balada da Praia dos cães e Alexandra Alpha, de José Cardoso Pires, Vícios e Virtudes e Pedro e Paula, de Helder Macedo e A Costa dos Murmúrios, de Lidia Jorge.
Título em inglês
Echoes of Lilith: a look for the construction of femininity in portuguese romances post-revolution
Palavras-chave em inglês
Contemporaneous fiction
Femininity
Narrative
Portuguese literature
Psychoanalysis
Resumo em inglês
The investigation of fictional narrative leads to an approach beyond the universe of literary theory, discursive issues representing historical, sociological and anthropological insights, among which the genre identity may be cited. In this way, the psychoanalytical tools enable the analysis of the referring systems which constitute the femininity. This work reflects upon the contemporaneous femininity which has been inserted in the Portuguese context within the dictatorship period, and built up discursively in a post-revolutionary era. Most times this femininity proves itself to be contrary to the moral values established by the western Jewish Christian thoughts; such values set women mostly to an inferior, passive, submissive and castrated position. By focusing on female characters in the Portuguese prose from the last three decades, another paradigm is brought up, mainly sideways to the imposed common social patterns: the libertarian, active and independent woman is brought to life, the one who breaks away from rules imposed by family, society and religion. It is relevant to observe that four of such characters are discursively constituted from a male perspective, within the narrative and authorial focus. The counterpoint is set in the choice of a female character, based on a feminine authorial perspective. For this proposed approach to take place, five novels have been fully taken into consideration: Ballad of Dogs Beach and Alexandra Alpha, from José Cardoso Pires, Virtue and Vices and Peter and Paula, by Helder Macedo and The Murmuring Coast, by Lidia Jorge.
 
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Data de Publicação
2010-02-19
 
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