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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.8.2015.tde-11112015-142605
Documento
Autor
Nombre completo
Maria Lúcia de Amorim Waberski
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2015
Director
Tribunal
Silveira, Francisco Maciel (Presidente)
Jesus, Virginia Maria Antunes de
Machado, Alleid Ribeiro
Título en portugués
O casamento de D.Manuel I: D. Manuel, ser rei à ventura é ter a ventura de ser rei?
Palabras clave en portugués
D. Manuel I de Portugal
Intertextualidade
Manuel Córrego
Teatro histórico português
Resumen en portugués
O estudo da obra de Manuel Córrego (1932) é inédito nos meios acadêmicos. Seus romances, contos e peças teatrais dialogam amiúde com a literatura e com a história portuguesas. O objetivo desta dissertação é analisar a peça de sua autoria, O Casamento de D. Manuel I (2004), e estabelecer relações intertextuais com seus paradigmas ficcionais, ou seja, os romances históricos Crônica esquecida DEl Rei D. João II (1998), de Seomara da Veiga Ferreira e A Sala das Perguntas (1998), de Fernando Campos. Esta análise foi fundamentalmente baseada nos estudos de Flávia Maria Corradin em seu livro Antônio José da Silva, o Judeu: textos versus (con)textos (1998). A análise engloba também a relação entre a obra teatral estudada e o período histórico que a ela se refere, no caso, o reinado de D. Manuel I e a áurea época dos descobrimentos, quando Portugal se tornou potência ultramarina e vanguardista nas grandes navegações. A dissertação mostra a representação mental do monarca construída por alguns historiadores renomados e também pelo cronista oficial do rei, Damião de Góes, na Crônica do felicíssimo Rei D. Emmanuel, e os confronta com o perfil criado pelo dramaturgo para sua personagem. Damião de Góes também é importante personagem da peça e sua criação também é discutida no trabalho. Por meio da análise intertextual observa-se que tipo de relação existe entre a peça e seus paradigmas, bem como os elementos ficcionais e históricos que ajudaram o dramaturgo a compor sua trama e criar suas personagens, destacando em seu trabalho o tempo histórico e a realidade que deseja representar, mediante sua própria visão ideológica, o que resultou em sua premiada peça teatral.
Título en inglés
Dom Manuel I's marriage: being a king by luck is to be lucky to be a king?
Palabras clave en inglés
D. Manuel I of Portugal
Historic theater Portuguese
Intertextuality
Manuel Córrego
Resumen en inglés
The study of Manuel Córrego´s (1932) work is unplublished in academic fields. His romances, tales and plays talk frequently with Portuguese literature and history. The objective of this dissertation is to analyze one of his plays, O Casamento de D. Manuel I (2004), and establish inter textual relationships with his fictional paradigms, in other words, historical romances, such as, Crônica esquecida DEl Rei D. João II (1998), by Seomara da Veiga Ferreira and A Sala das Perguntas (1998), by Fernando Campos. This analysis was fundamentally based on Flávia Maria Corradin´s studies in her book Antônio José da Silva, o Judeu: textos versus (con)textos (1998). The analysis also includes the relation between the studied play and the referred historical period, in this case, D. Manuel I´s reign and the discoveries golden era, when Portugal became an overseas power and avant-garde in navigations. This dissertation shows the monarch´s mental representation build by some renowned historians and also by the king´s official chronicler, Damião de Góes, in Crônica do felicíssimo Rei D. Emmanuel, and confronts them with the profile created by the dramatist for his character. Damião de Góes is also an important character of the play and his creation in also discussed in this work. Through intertextual analysis, we can visualize what kind of relationship exists between the play and its paradigms, and also fictional and historical elements that helped the dramatist to compose his plot and create his characters, highlighting in his work the historical period and the reality that he wanted to represent, by his own ideological vision, that resulted in his awarded play.
 
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Fecha de Publicación
2015-11-11
 
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