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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2013.tde-18062013-093614
Documento
Autor
Nome completo
Fernanda Maria Romano
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Simas, Monica Muniz de Souza (Presidente)
Chia, Ho Yeh
Garmes, Helder
Oliveira, Ana Maria Domingues de
Silva, Sofia Maria de Sousa
Título em português
António Feijó e Camilo Pessanha: interlocuções poéticas em traduções
Palavras-chave em português
António Feijó
Camilo Pessanha
Literatura portuguesa
Textos contextos e intertextos
Tradução de poesia chinesa
Resumo em português
A proposta desta tese é fazer uma leitura do Cancioneiro Chinês, obra que contém poemas chineses traduzidos por António Feijó da versão francesa de Judith Gautier, e das Elegias Chinesas traduzidas por Camilo Pessanha a partir dos originais. Nosso objetivo é identificar, nos procedimentos desses autores presentes em suas reimaginações, os diferentes deslocamentos culturais, linguísticos e poéticos que se estabelecem no trânsito entre a poesia Oriental e a poesia Ocidental. Para tanto, buscamos, em teóricos da tradução, sinólogos e tradutores de poesia chinesa, reflexões e conceitos que alicercem este nosso estudo.
Título em inglês
António Feijó and Camilo Pessanha: poetic interlocutions in translations
Palavras-chave em inglês
António Feijó
Camilo Pessanha
Portuguese literature
Text context and intertexts
Translation of chinese poetry
Resumo em inglês
The purpose of this thesis is to interpret a reading of Cancioneiro Chinês, a work that contains Chinese poems translated by António Feijo from Judith Gautiers French version and of Elegias Chinesas, translated by Camilo Pessanha from the original texts. Our objective is to identify, from the procedures of these authors present in their re-imaginations, the different cultural linguistics and poetics deslocation which establish the exchange between Oriental and Occidental poetry. Therefore, we search, from the scholars of translation, sinologists and translators of Chinese poetry, reflections and concepts that form the fundamentals of this study.
 
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Data de Publicação
2013-06-18
 
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