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Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.8.2016.tde-21112016-150023
Document
Auteur
Nom complet
Fabrizia de Souza Carrijo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Garmes, Helder (Président)
Fernandes, Annie Gisele
Nemi, Ana Lucia Lana
Sarteschi, Rosangela
Teixeira, Ana Lucia de Freitas
Titre en portugais
Questões raciais e políticas presentes no romance A Mulata, de Carlos Malheiro Dias
Mots-clés en portugais
Literatura
Mestiçagem
Política
Raça
Resumé en portugais
Esta pesquisa propõe um estudo do romance A mulata (1896) de Carlos Malheiro Dias, focalizando a representação que a obra faz da questão racial no Brasil no final do século XIX, dentro de uma estética de cunho naturalista. A essa abordagem será conjugado o diálogo crítico-literário que o livro realizou com a intelectualidade brasileira e portuguesa daquele momento, o que gerou forte polêmica. Também será mantida no horizonte da análise a perspectiva antirrepublicana do autor. A mulata referendou um conjunto de preconceitos sobre a identidade nacional brasileira que fizeram escola em alguns setores de nossa intelectualidade e que se perpetuaram de forma explícita ou dissimulada por todo o século XX, preconceitos que elucidam muitos aspectos da maneira como os brasileiros se conceberam enquanto nação e como literariamente se autorrepresentaram. Apesar dessa conexão, a obra foi rejeitada pela intelectualidade brasileira, e é em busca dos motivos dessa rejeição que este trabalho se debruça.
Titre en anglais
Racial issues and present policies on the novel A mulata, by Carlos Malheiro Dias
Mots-clés en anglais
Literature
Miscegenation
Politics
Race
Resumé en anglais
My research deals with the novel A Mulata by Carlos Malheiros Dias, focusing on its use of naturalist aesthetics to represent the racial question in late-nineteenth-century Brazil. I also examine the controversial literary-critical dialogue Dias established with the Brazilian and Portuguese intellectual currents of his time. Taking the author's antirepublican ideals into account throughout, I argue that A Mulata features a set of preconceptions regarding Brazilian national identity that would gain followers in some sectors of Brazil's intelligentsia and which persisted explicitly or in more covert form into the twentieth century. These preconceptions explain many aspects of the way in wich Brazil conceived of itself as a nation and how it represented itself through literature. Despite this connection, A Mulata was rejected by the intellectual class of Brazil.
 
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Date de Publication
2016-11-21
 
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