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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2006.tde-24082007-145007
Documento
Autor
Nome completo
Davi Fazzolari
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2006
Orientador
Banca examinadora
Garcez, Maria Helena Nery (Presidente)
Costa, Jose Horacio de Almeida Nascimento
Poma, Paola
Título em português
Olhares sobre Lisboa: o 'Livro do desassossego' e 'O que o turista deve ver'
Palavras-chave em português
Cidade
Cidade literária e não-literária
Fernando Pessoa
Lisboa
Lisboa: o que o turista deve ver
Resumo em português
A cidade de Lisboa, que se lê nas páginas do Livro do Desassossego: composto por Bernardo Soares, ajudante de guarda-livros na cidade de Lisboa, de Fernando Pessoa, confirma-se como criação artística e se faz cidade literária, pelos olhos elaborados por Fernando Pessoa para o seu semi-heterônimo Bernardo Soares. Aproximar essa leitura de Lisboa de outra, também produzida por Fernando Pessoa para o guia de viagem Lisboa: o que o turista deve ver, ou seja, para uma obra de outra natureza que não a literária, permite, em nosso trabalho, uma abordagem estética e antropológica da percepção visual exercitada pelo autor. De um lado, no Livro do Desassossego, a construção de uma estética citadina particular e original a revelar uma cidade conformada pelo contraste espaço habitado e paisagem interior. De outro, um lugar tecido na memória do autor mais próximo do homem aparentemente real, a partir de sua identificação histórica com a cidade.
Título em inglês
Views of Lisbon: 'Livro do desassossego' e 'O que o turista deve ver'
Palavras-chave em inglês
Book of Disquiet
City
Fernando Pessoa
Lisbon
Lisbon: what the tourist should see
Literary city
Resumo em inglês
The city of Lisbon depicted in the pages of the Book of Disquiet: composed by Bernardo Soares, keep-book assistant in the city of Lisbon, written by Fernando Pessoa, is confirmed as an artistic creation and it is transformed into a literary city, by the eyes of Fernando Pessoa to his "semiheteronym" Bernardo Soares. Comparing this view of Lisbon to another one, also produced for Fernando Pessoa for the traveller's guide Lisbon: what the tourist should see - a not literary it -, allows, in our research, an aesthetic and anthropological approach of the visual perception attempted by the author. On one hand, in the Book of Disquiet, the building up of a certain original aesthetic city revealing a city conformed by the contrast inhabited space and interior landscape view. On the other hand, a place woven in the memory of the author, closer to the apparent real man, starting from his historical identification with the city.
 
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Data de Publicação
2007-10-02
 
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