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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.8.2009.tde-24112009-114521
Document
Auteur
Nom complet
Fiorella Ornellas de Araujo
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2009
Directeur
Jury
Jacoto, Lilian (Président)
Fernandes, Annie Gisele
Oliveira, Ana Maria Domingues de
Titre en portugais
Do duplo à abjeção: uma leitura de A Confissão de Lúcio de Mário de Sá-Carneiro
Mots-clés en portugais
Abjeção
Duplo
Mário de Sá-Carneiro
Modernismo português
Orpheu
Resumé en portugais
O trabalho objetiva uma análise da obra A Confissão de Lúcio de Mário de Sá-Carneiro, pelas perspectivas do gênero e do sexo, do duplo e do abjeto, construídas através dos e nos protagonistas LúcioMartaRicardo. Elaborados como partes da ambigüidade realizada sob os desejos eróticos e relacionamentos auto-homoheterossexuais, nos quais as relações humanas representam uma entrega erótica, os personagens podem ser conseqüentemente vinculados às identidades não predominantes ou não normativas (como, por exemplo, a homossexualidade). Percebe-se uma intensão de Mário de Sá-Carneiro de transgredir as leis da natureza, não só pela projeção da alma como também pela tentativa de encontrar o outro, o duplo. Nesta linha de pensamento, vê-se na obra, portanto, uma atitude de identificação com as idéias da abjeção de questionamento à ordem estabelecida, na qual à controvérsia das identidades de gênero em relação ao posicionamento do femininomasculino dos personagens se vincula uma pretensão de vínculo do material com o espiritual. É importante ressaltar que para esta análise foram utilizados, como focos, os princípios teóricos de Julia Kristeva (abjeção), Judith Butler (sexo e gênero), Sigmund Freud (Psicanálise), bem como os do próprio autor e do modernismo português.
Titre en anglais
Of the dual to abjection: a reading of The Confession of Lucio Mario de Sá-Carneiro
Mots-clés en anglais
Abjection
Double
Mário de Sá-Carneiro
Orpheu
Portuguese modernism
Resumé en anglais
The present work aims to analyse the book A Confissão de Lúcio from Mário de Sá-Carneiro, for the perspectives of the sort and the sex, of the double one and the abject one, constructed through and in the protagonists Lúcio-Marta-Ricardo. Elaborated as sexual parts of the ambiguity carried through under the erotic desires and relationships auto-homo-heterosexuals, in which the relations human beings represent a erotic delivery, the personages can consequently be tied with the not predominant or not normative identities (as, for example, to the homosexuality). An intension of Mário de Sá-Carneiro is perceived to transgress the laws of the nature, for the projection of the soul as well as for the attempt to find the other, the double one. In this line of thought, it is seen in the book, therefore, an attitude of identification with the ideas of the abjection of questioning to the established order, in which to the controversy of the identities of sort in relation to the positioning of the feminine-masculine of the personages if it associates with a pretension of bond of the material with the spiritual. It is important to stand out that for this analysis had been used, as centers of interest, the theoretical principles of Julia Kristeva (abjection), Judith Butler (sex and sort), Sigmund Freud (Psychoanalysis), as well as the ones of the proper author and the portuguese modernism.
 
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Date de Publication
2009-11-24
 
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