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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.8.2007.tde-26102007-155121
Document
Auteur
Nom complet
Monica Imperio Simiscuka
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2007
Directeur
Jury
Fernandes, Annie Gisele (Président)
Junqueira, Renata Soares
Poma, Paola
Titre en portugais
O símbolo da noite no 'Cancioneiro' de Fernando Pessoa
Mots-clés en portugais
Fernando Pessoa
Intertextualidade
Noite
Simbolismo
Símbolo
Resumé en portugais
Considerando a significativa recorrência simbólica da noite e de suas derivações - a escuridão, as sombras, a insônia, o sono e os sonhos - nas composições que integram a obra poética de Fernando Pessoa, este trabalho de pesquisa se propõe a investigar a concepção simbólica do autor, a fim de apreender as variadas possibilidades interpretativas desse símbolo e de levantar uma hipótese global de seu significado no conjunto de poemas ortônimos pessoanos intitulado "Cancioneiro". Discutir-se-á, igualmente, nessa linha de análise, os diálogos travados pelo poeta com o movimento simbolista, ao qual ele estava visceralmente ligado, com a intenção de confirmar, sobretudo quanto ao emprego do elemento simbólico, a intertextualidade pessoana com o Simbolismo, sem perder de vista, no entanto, questões como a ruptura ou a continuidade da tradição lírica portuguesa e a originalidade do poeta.
Titre en anglais
The night symbol in the 'Cancioneiro', by Fernando Pessoa
Mots-clés en anglais
Fernando Pessoa
Intertextuality
Night
Symbol
Symbolism
Resumé en anglais
Considering the significant recurrence of the symbol of the night and its derivations - darkness, shadows, insomnia, sleep and dreams - in Fernando Pessoa's poetic compositions, this research aims to investigate the author's symbolic conception in order to apprehend the various ways of interpreting such symbol, as well as to formulate a general hypothesis of its meaning in the collection of poems by the author entitled "Cancioneiro". Following the same line of analysis, there will also be a discussion of the poet's dialogues with the Symbolist movement, to which he was viscerally connected, with the purpose of confirming Pessoa's intertextuality with Symbolism, particularly regarding the use of the symbolic element - without, however, losing sight of issues such as the poet's originality and the rupture with, and continuity of, the Portuguese lyrical tradition.
 
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Date de Publication
2007-11-07
 
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