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Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2019.tde-26112019-110507
Documento
Autor
Nombre completo
Leonardo Zuccaro
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Muhana, Adma Fadul (Presidente)
Hansen, Joao Adolfo
Pinto, Rodrigo Gomes Oliveira
Santos, Marcos Martinho dos
Título en portugués
O discurso evidente: um estudo da descrição na obra impressa de Manuel Botelho de Oliveira
Palabras clave en portugués
Descrição
Letras seiscentistas
Manuel Botelho de Oliveira
Poética
Retórica
Resumen en portugués
Esta dissertação de mestrado intenta estudar a descriptio (isto é, descrição) a partir de duas vias: uma, a da doutrina configurada e estabelecida em preceptivas retóricas e gramaticais, sobretudo aquelas produzidas a partir do fim do século XV, passando por todos os séculos XVI e XVII, bem como a primeira década do século XVIII, tomando como referência manuais tais como a tradução latina dos progymnásmata de Aftônio (século IV) feita por Rudolph Agricola (1543-1485), o De Utraque Verborum ac Rerum Copia (1513), de Desidério Erasmo, o De Oratione (1558) de Antoni Llull i Cases, e as Rhetoricae Exercitationes (1569) de Alfonso de Torres; outra, a da prática, analisando como as normas e as prescrições se manifestam na produção letrada deste recorte, e, para tal, elegendo como parâmetro a poesia impressa de Manuel Botelho de Oliveira (1636-1711), a dizer Musica do Parnasso (1705). Daí, a presente dissertação se apresenta como uma análise retórica de poemas deste autor a partir de espécies de descriptio identificadas na doutrina: chronographia (descrição de tempos), rerum descriptio (descrição de coisa), prosopographia (descrição de personagens) e topographia (descrição de lugares). Além de analisá-los sob a luz dos preceitos retóricos, os poemas são cotejados com os de outros autores do mesmo período, a fim de que se possa atestar a adequação de poeta às prescrições ou a sua eventual divergência.
Título en inglés
The evident discourse: a study on the printed work of Manuel Botelho de Oliveira
Palabras clave en inglés
17th century letters
Description
Manuel Botelho de Oliveira
Poetics
Rhetoric
Resumen en inglés
The following Master's Dissertation intends to study the concept of descriptio (i.e. description) from two perspectives: the first, theoretical, delves into the doctrine devised and established in rhetorical and grammatical handbooks, especially those produced between the end of 15th C. and the first decade of 18th C. Among the manuals consulted are the translation of Aphthonius' Progymnasmata made by Rudolphus Agricola (4thC.), De Utraque Verborum ac Rerum Copia (1513), by Desiderius Erasmus, De Oratione (1558), by Antoni Llull i Cases and the Rhetoricae Exercitationes (1569), by Alfonso de Torres. The second, practical perspective demonstrates how the rules and norms presented in the manuals are employed in the period's bookish production, electing the printed poetical production of Manuel Botelho de Oliverira, namely the collection Musica do Parnasso (1705), as the principal text of reference. The following dissertation is thus presented as a rhetorical analysis of Botelho's production, taking as principal object the concept of descriptio and its subdivisions, as identified in the manuals: chronographia (description of times), rerum descriptio (description of things), prosopographia (description of characters) and topografia (description of places). In addition to the rhetorical analysis, Botelho's poems are compared to the works of other contemporary authors so as to demonstrate the poets adequation to the prescriptions or his possible departures from them.
 
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Fecha de Publicación
2019-11-26
 
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