Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2002.tde-27062003-154107
Documento
Autor
Nome completo
Cleide da Costa e Silva Papes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2002
Orientador
Banca examinadora
Coelho, Nelly Novaes (Presidente)
Barcellos, José Carlos
Bittencourt, Sylvia Maria Corrêa da Rocha Homem de
Caniato, Benilde Justo Lacorte
Goes, Maria Lucia Pimentel de Sampaio
Título em português
"A vivência e a invenção no cotidiano em 'Rosa, minha irmã Rosa' (Alice Vieira) e 'O sofá estampado' (Lygia Bojunga)"
Palavras-chave em português
cotidiano
identidade
literatura
transformação.
vida
Resumo em português
A vivência no cotidiano realiza-se por uma variedade de estratégias criadas pelo
homem a fim de superar a facticidade da vida, suas maneiras de fazer" ou formas com que
transforma o espaço e o tempo e preenche o vazio das deformações de ação social. Tenta
assim vencer a grelha determinista do dia-a-dia com uma inventividade em que se revela
como um herói anônimo.
Definida como o lugar do homem neste mecanismo de superação, destaca-se a casa
como o centro da afetividade onde a vida se fecha no aconchego, alimento e proteção, em
cujo interior estão depositadas as células de esperança e idealização. Apesar disso, este
universo vem sofrendo profundas alterações pelas mudanças em curso no mundo, sobrevindo
a contracasa como o espaço de aniquilamento do homem onde ele oscila entre o SER e o
NADA, desequilibrando-se através dos apelos da sociedade capitalista para a acumulação de
bens materiais no mundo do TER.
Tais realidades denunciam-se na obra de Alice Vieira (Portugal) e Lygia Bojunga
Nunes (Brasil), autoras focalizadas nesta tese, ambas revelando o cotidiano e as bases em que
o homem pode vivê-lo sem degradar-se, escapando de ser o herói problemático à procura de
valores autênticos numa sociedade produtora para o mercado.
Optando pelo realismo, a escritora portuguesa apresenta o SER, o homem no dia-a-dia,
pela voz do narrador-criança que flui os fatos com a autenticidade e a lógica de sua visão
pueril; recorrendo ao processo fabular com situações fantásticas em que o estranho configura
o hiper-real, a escritora brasileira apresenta o TER.
A casa e a contracasa, presentes na criação destas autoras, acenam para a necessidade
da recentralização do homem nos laços do afeto que o fixam na vida e confirmam a sua
existência pelo olhar do outro. Revelam, além disso, a crise do sujeito no que se refere à
identidade e à necessidade de ele se retomar como agente de transformação pelo seu fazer e,
como ser linguagem, na renomeação do mundo.
Da criação literária para a grande invenção no plano real abre-se a perspectiva de uma
utopia em que será possível preencher o vazio do futuro com novos relacionamentos
homem/homem, homem/natureza, homem/sociedade, escapando à fragmentação e,
proporcionalmente, à globalização, com um outro horizonte de possibilidades. Esta utopia é a
palavra renomeando o mundo, e é também o próprio homem, reassumindo o discurso como o
locutor efetivo da era humanitária.
Título em inglês
LIVING and INVENTION in the QUOTIDIAN -Rosa,minha irmã Rosa(Alice Vieira) and O sofá estampado(Lygia Bojunga)
Palavras-chave em inglês
identity
life
literature
quotidian
transformation.
Resumo em inglês
The experience in daily life happens through a variety of strategies created by mankind
in order to overcome lifes fatefulness; they are ways of doing" or ways of living" that are
used to transform space and time and to fill the void brought by social action deformation.
Man thus tries to go through everydays deterministic grill, with an inventiveness which
reveals itself as an anonymous hero.
Pointed out as the place of man in this mechanism, home is the core of ones affectivity
where life shuts itself in, hidden in shelter, food and protection, and where the cells of hope
and idealism get deposited. Despite this, such a universe has been deeply modified, due to
current changes in the world, in which the counter-home" supersedes as the space of mans
annihilation, where one oscillates between BEING and NOTHING, bending to the capitalist
societys appeals to acquiring material goods in the world of HAVING.
Such realities have been exposed in the works by Alice Vieira (Portugal) and Lygia
Bojunga Nunes (Brazil), studied in the present thesis. Both of them expose the daily world
and the foundations upon which man can live without destroying oneself, escaping from being
the problematic hero who looks for authentic values in such a reality focused on the market.
Choosing realism, the Portuguese writer presents the BEING, man in daily life, on the
voice of a child-narrator who exposes the facts with the authenticity and logic of a puerile
viewpoint. The Brazilian writer presents the HAVING, by using the fable process with
fantastic situations in which the weird configures the hyper-real.
Home and counter-home", found in both writers works, point to the necessity of
recentralization of man to the affection bonds that settle one in life and confirm ones
existence by the others look. Besides, they show the subjects crisis relating to the identity
and to the necessity of recovering ones position of active modification agent and speaker in
the transformation of the world.
From literary creation to great invention in the real plane, the perspective of a utopia is
open, making it possible to fill the void of the future with new relationships ¾ man-man,
man-nature, man-society. From this point, man escapes from the fragmentation and,
proportionally, globalization, with a new horizon of possibilities. This utopia is the word
renaming the world, and it is also the individual itself, resuming its speech as the effective
speaker of the humanitarian era.
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2003-07-17