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Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.8.2013.tde-28112013-103033
Documento
Autor
Nombre completo
Carlos Rogerio Duarte Barreiros
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2013
Director
Tribunal
Bridi, Marlise Vaz (Presidente)
Araujo, Rafael de Paula Aguiar
Jacoto, Lilian
Machado, Alleid Ribeiro
Pereira, Helena Bonito Couto
Título en portugués
Forma do romance e processo social na Balada da praia dos cães, de José Cardoso Pires
Palabras clave en portugués
José Cardoso Pires
Processo social
Romance
Resumen en portugués
A Balada da Praia dos Cães é romance central no conjunto da obra de José Cardoso Pires devido ao ponto de vista a partir do qual é narrado. Essa instância guarda duas faces complementares, entre as quais repousa: uma de dimensão factual e histórica, a partir da qual o romance foi dissertado; outra, de feição ficcional. O ponto de vista intersticial é exatamente a pedra de toque do romance, cuja instabilidade entre o fato e o ficto instaura o princípio de todas as outras estruturas narrativas e é também o ponto de contato da Balada da Praia dos Cães com o conjunto da obra de José Cardoso Pires. De forma geral, a Balada contém avaliação do período inicial da crise do salazarismo português: a artificialidade, a morosidade e a falência das instituições burocráticas, circunscritas ao discurso oficial do Estado; a degradação da sociedade devido às práticas da delação e da tortura, na forma-limite do medo; a indecisão nacional, entre a tradição marialva e a modernização associada ao projeto europeu; a insistência em formas literárias tradicionais combinadas ao empréstimo de outras, estrangeiras, como reflexo dessa indecisão; o conservadorismo refratário à emancipação das mulheres; as formas mais perversas de repressão eis os termos por meio dos quais o período analisado é escovado a contrapelo por meio da perspectiva intersticial ela própria redução estrutural da experiência portuguesa semiperiférica.
Título en inglés
Form of the novel and social process in Balada da Praia dos Cães (Balad of Dogs Beach), by José Cardoso Pires
Palabras clave en inglés
José Cardoso Pires
Novel
Social process
Resumen en inglés
Balada da Praia dos Cães (Balad of Dogs Beach) is a central novel in the work of José Cardoso Pires considering the point of view from which it is narrated. The author keeps two complementary faces on which the book lies: one of a factual and historical dimension, whereupon the novel was disserted; another of a fictional nature. The interstitial point of view is exactly the novels touchstone, whose instability between fact and fiction establishes the principle of all other narrative structures and is also the link of Balada da Praia dos Cães with the whole work of José Cardoso Pires. Generally speaking, the book contains an assessment of the initial period in the Portuguese Salazar-period crisis: the artificiality, slowness and breakdown of bureaucratic institutions, circumscribed to the official discourse of the State; society degradation because of denunciation and torture practices, in the form-limit of fear; national indecision between the Marialva tradition and the modernization associated with the European project; insistence of traditional literary forms combined with the borrowing of other foreign forms as a reflection of such indecision; conservatism which is refractory to womens emancipation; the most perverse forms of repression those are the terms through which the period under discussion is brushed against the grain through an interstitial perspective being itself a structural reduction of the Portuguese semi-peripheral experience.
 
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Fecha de Publicación
2013-11-28
 
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