• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2023.tde-29022024-131215
Document
Auteur
Nom complet
Leonardo Chioda
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Poma, Paola (Président)
Joaquim, Ana Cristina
Oliveira, Ana Maria Domingues de
Simas, Monica Muniz de Souza
Titre en portugais
Do verbo ouro nativo: uma leitura alquímica da obra de Herberto Helder
Mots-clés en portugais
Alquimia
Herberto Helder
Literatura portuguesa
Resumé en portugais
Esta pesquisa busca explorar as obras poéticas de Herberto Helder sob a perspectiva do simbolismo alquímico, em que suas quatro etapas fundamentais, a saber, Calcinatio (Fogo), Solutio (Água), Sublimatio (Ar) e Coagulatio (Terra), estão associadas aos quatro elementos clássicos. A convergência do corpus literário de Herberto Helder com motivos alquímicos é acentuada pela recorrência de terminologias relacionadas ao longo de sua obra. Empregando uma abordagem abrangente que envolve pesquisa bibliográfica, documental e analítica, esta tese investiga minuciosamente a intrincada interação entre a produção literária de Herberto Helder e os conceitos fundamentais da literatura alquímica, particularmente relacionados à transmutação, transformação e metamorfose. No cerne da Alquimia reside o princípio teórico de transmutar substâncias básicas em ouro, uma fonte profunda de referências simbólicas que se mostram inestimáveis na análise literária. Nesse contexto, torna-se evidente que Herberto Helder, por meio de um processo contínuo de revisão e aprimoramento de seus escritos, metaforicamente emula o modus operandi dos antigos alquimistas, que se esforçavam para aperfeiçoar a natureza por meio de seus experimentos laboratoriais. No âmago da tese está a ideia de que a experiência da morte da mãe desempenha um papel central na escrita do poeta, assemelhando-se ao conceito de prima materia na alquimia, que designa qualquer substância cuja natureza inicia o processo alquímico. Posteriormente, este estudo mergulha na análise de poemas, cartas e textos em prosa, contribuindo para um discurso reflexivo em torno do empreendimento poético como uma obra alquímica que passa pelas quatro operações elementares, culminando na busca pela elusiva Pedra Filosofal, símbolo da essência de sua obra escrita
Titre en anglais
From the native gold verb: an alchemical reading of Herberto Helder's work
Mots-clés en anglais
Alchemy
Herberto Helder
Portuguese literature
Resumé en anglais
This research endeavors to explore the poetic works of Herberto Helder through the lens of alchemical symbolism, wherein its four fundamental stages, namely Calcinatio (Fire), Solutio (Water), Sublimatio (Air), and Coagulatio (Earth), are associated with the four classical elements. The convergence of Herberto Helder's literary corpus with alchemical motifs is accentuated by the recurrence of related terminologies throughout his oeuvre. Employing a comprehensive approach involving bibliographical, documentary, and analytical research, this thesis meticulously investigates the intricate interplay between Herberto Helder's literary output and the fundamental concepts of alchemical literature, particularly pertaining to transmutation, transformation, and metamorphosis. At the core of Alchemy lies the theoretical principle of transmuting base substances into gold, a profound source of symbolic references that prove invaluable in literary analysis. In this context, it becomes evident that Herberto Helder, through a perpetual process of revision and refinement of his writings, metaphorically emulates the modus operandi of ancient alchemists, who endeavored to perfect nature through their meticulous laboratory experiments. Central to the thesis is the notion that the experience of the mother's demise serves as the pivotal event that shapes the poet's writing, akin to the concept of prima materia in alchemy, which designates any substance whose nature initiates the alchemical process. Subsequently, this study delves into the scrutiny of poems, letters, and prose texts, contributing to a thoughtful discourse surrounding the poetic endeavor as an alchemical work that undergoes the four elemental operations, culminating in the quest for the elusive Philosopher's Stone, emblematic of the essence of his written opus.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-05-14
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.