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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2011.tde-02042012-154626
Documento
Autor
Nome completo
Francisco José Gonçalves Lima Rocha
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Nitrini, Sandra Margarida (Presidente)
Besse, Maria Graciete
Carreira, Maria Helena Araújo
Hossne, Andrea Saad
Penjon, Jacqueline Adèle
Título em português
Representação e prática da criação literária na obra de João Cabral de Melo Neto: análise textual e prototextual
Palavras-chave em português
Criação poética
genética textual
imprevisibilidade
instabilidade
João Cabral de Melo Neto
Poiética
Português (Literatura Brasileira)
reformulação textual - Razão arquitetônica
Resumo em português
A conduta criativa de João Cabral de Melo Neto é tradicionalmente caracterizada como uma atividade controlada por uma razão arquitetônica, que lucidamente projeta, e rigorosamente realiza a obra literária. A abordagem, aqui feita, de seu pensamento sobre a criação quer dizer, das representações do fazer em seus poemas metalinguísticos e também de sua prática criativa legível nos traços de seus manuscritos afasta-nos sensivelmente do paradigma da arquitetura. Em seu lugar, propomos considerar o fazer cabralino como uma atividade de reformulação constante, que produz, durante o processo de escrita, novos sentidos e estruturas não determinados a priori, integrando, dessa forma, a imprevisibilidade e a instabilidade na essência mesma da criação literária.
Título em inglês
Representation and practice of literary creation in the work of João Cabral de Melo Neto: Textual and protextual analysis
Palavras-chave em inglês
Architectonic reasoning
Genetic critiscim
Imprevisibility
Instability
João Cabral de Melo Neto
Poetic creation
Poietics
Portuguese (Brazilian Literature)
Textual reformulation
Resumo em inglês
João Cabral de Melo Neto's creative conduct is traditionally characterized as an activity directed by an architectonic reasoning, which consciously projects and rigorously realizes the literary work. The approach taken here of his creative thinking that is, of the representations of the act of making in his metalinguistic poems and of his creative practice which is discernible on the glyphs of his manuscripts takes us sensibly away from an architectural paradigm. Instead, we propose to consider Cabral's making act as a constant reformulation activity, which produces, during the writing process, new meanings and structures not determined a priori, in this way integrating imprevisibility and instability to the very essence of literary creation.
 
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Data de Publicação
2012-04-02
 
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