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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2014.tde-04022015-111548
Documento
Autor
Nome completo
Renan Nuernberger
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2014
Orientador
Banca examinadora
Bosi, Viviana (Presidente)
Simon, Iumna Maria
Vieira, Beatriz de Moraes
Título em português
Inquietudo: uma poética possível no Brasil dos anos 1970
Palavras-chave em português
Paulo Leminski
Poesia concreta
Poesia marginal
Resumo em português
O presente trabalho propõe uma leitura de certa poesia brasileira produzida na década de 1970 em suas relações, explícitas e implícitas, com a reflexão teórica e a criação textual dos poetas concretos oriundos da década de 1950. Para tanto, optou-se por uma pesquisa panorâmica, atenta aos documentos de época e às mudanças gradativas na postura dos próprios poetas concretos durante as décadas de 1960 e 1970, que iluminasse os modos de incorporação ou refutação dos pressupostos concretistas no quadro geral daquele período. Além disso, o estudo abordou a obra, dispersa em revistas, antologias e edições não-comerciais, dos jovens poetas que se autointitulavam como herdeiros da poesia concreta, sobretudo Paulo Leminski, ainda que, como contraponto necessário, tenha se detido em algumas considerações sobre a chamada poesia marginal.
Título em inglês
Inquietudo: a possible poetry in Brazil in the 70s
Palavras-chave em inglês
Brazilian marginal poetry
Concrete poetry
Paulo Leminski
Resumo em inglês
The following study offers an interpretation of a specific phase in the Brazilian poetry of the 1970s, taking into account the relations, both implicit and overt, that can be established between it and the theoretical and textual creations of the Concrete poets of the 1950s. In order to do so, a broad range was chosen for this research, in which documents from the period as well as the gradual changes in the Concrete poets stances during the decades of 1960 and 1970 were noted, as a means of clarifying the forms of incorporation or denial of the Concretes general assumptions at that time. Moreover, this study paid attention to the works scattered in magazines and non-commercial anthologies and editions of the young poets who were self-proclaimed inheritors of Concrete poetry, more specifically, Paulo Leminski, although some considerations were made concerning the socalled poesia marginal.
 
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Data de Publicação
2015-02-04
 
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