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Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.8.2009.tde-19112009-154034
Documento
Autor
Nombre completo
Cláudia Maria de Vasconcellos
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2009
Director
Tribunal
Andrade, Fabio Rigatto de Souza (Presidente)
Almeida, Jorge Mattos Brito de
Betti, Maria Silvia
Ramos, Luiz Fernando
Souza, Ana Helena Barbosa Bezerra de
Título en portugués
Figuras infernais no teatro de Samuel Beckett
Palabras clave en portugués
Beckett
Coatividade
Escher
Figuras
Teatro
Resumen en portugués
A tese analisa as cinco primeiras peças teatrais de Beckett - Esperando Godot, Fim de Partida, A Última Fita de Krapp, Dias Felizes e Peça e procura identificar seus procedimentos formais básicos, chamados de figuras infernais. Na esteira de Adorno, o estudo da forma aqui realizado encontra na obra de Beckett uma reflexão das configurações sociais e do estado paradoxal da arte dentro deste quadro. As figuras infernais circularidade, confinamento, paradoxo, inconcludência, intermitência, dissimulação e coatividade erigemse também como instrumental crítico para a compreensão do teatro subsecutivo de Beckett, bem como de outros gêneros explorados pelo autor.
Título en inglés
Hellish figures in Samuel Beckett's theater
Palabras clave en inglés
Beckett
Escher
Figures
Theater
Resumen en inglés
The thesis analyses the first five plays written by Beckett Waiting for Godot, Endgame, Krapps Last Tape, Happy Days and Play aiming to identify their fundamental formal procedures, which we call here hellish figures. Inspired by Adorno, our study of form finds in the work of Beckett a reflection about the social configuration and the paradoxal state of the Arts during his time. The hellish figures circularity, confinement, paradox, inconclusiveness, interminttence, dissimulation and enforcement can be used as a critical tool to understand Becketts other plays and writings.
 
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Fecha de Publicación
2009-12-09
 
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