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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2009.tde-19112009-154034
Documento
Autor
Nome completo
Cláudia Maria de Vasconcellos
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2009
Orientador
Banca examinadora
Andrade, Fabio Rigatto de Souza (Presidente)
Almeida, Jorge Mattos Brito de
Betti, Maria Silvia
Ramos, Luiz Fernando
Souza, Ana Helena Barbosa Bezerra de
Título em português
Figuras infernais no teatro de Samuel Beckett
Palavras-chave em português
Beckett
Coatividade
Escher
Figuras
Teatro
Resumo em português
A tese analisa as cinco primeiras peças teatrais de Beckett - Esperando Godot, Fim de Partida, A Última Fita de Krapp, Dias Felizes e Peça e procura identificar seus procedimentos formais básicos, chamados de figuras infernais. Na esteira de Adorno, o estudo da forma aqui realizado encontra na obra de Beckett uma reflexão das configurações sociais e do estado paradoxal da arte dentro deste quadro. As figuras infernais circularidade, confinamento, paradoxo, inconcludência, intermitência, dissimulação e coatividade erigemse também como instrumental crítico para a compreensão do teatro subsecutivo de Beckett, bem como de outros gêneros explorados pelo autor.
Título em inglês
Hellish figures in Samuel Beckett's theater
Palavras-chave em inglês
Beckett
Escher
Figures
Theater
Resumo em inglês
The thesis analyses the first five plays written by Beckett Waiting for Godot, Endgame, Krapps Last Tape, Happy Days and Play aiming to identify their fundamental formal procedures, which we call here hellish figures. Inspired by Adorno, our study of form finds in the work of Beckett a reflection about the social configuration and the paradoxal state of the Arts during his time. The hellish figures circularity, confinement, paradox, inconclusiveness, interminttence, dissimulation and enforcement can be used as a critical tool to understand Becketts other plays and writings.
 
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Data de Publicação
2009-12-09
 
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