• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2018.tde-21022018-103758
Documento
Autor
Nombre completo
Sandro Roberto Maio
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Fonseca, Maria Augusta Bernardes (Presidente)
Eleutério, Maria de Lourdes
Kantor, Iris
Rosa, Rafael Vogt Maia
Vidal, Ariovaldo José
Título en portugués
Fabulário Oswald de Andrade: memórias de um homem sem profissão
Palabras clave en portugués
Autobiografia
Memória
Modernismo brasileiro
Oswald de Andrade
Um homem sem profissão
Resumen en portugués
Este trabalho tem como objetivo uma leitura crítica do primeiro volume das memórias de Oswald de Andrade, intitulado Um homem sem profissão. Sob as ordens de mamãe. Memórias e confissões (1954). Esta análise interpretativa procura partir dos movimentos do narrador, por meio dos quais verifica-se a exposição dos assuntos com atenção para o contraditório, impasses e tensões presentes no relato. A fabulação narrativa que se apresenta pelos designativos de matinada e orfandade, é interpretada com base no plano subjetivo da descoberta e da perda. De outra parte, no campo das memórias e das confissões o interesse se volta para as inter-relações entre relato autobiográfico e mediações com a história brasileira. Imbricados, esses dois universos (subjetivo e coletivo) acabam por realizar um movimento de revisão de valores do artista em foco, que remonta ao próprio movimento modernista de que Oswald de Andrade foi figura central. Neste sentido, destaca-se a própria elaboração do relato de construção fragmentária, contida em episódios variados, pondo em movimento dialético as relações do narrador com a cidade, a mobilidade da viagem e a volubilidade das paixões. Daí o convívio e confronto de temas como revolução, política, sexualidade, morte e tragédia que servem para o escritor forjar o imaginário de sua juventude, numa transposição da vida como luta e da vida como arte.
Título en inglés
Oswald de Andrade: Memories of a Man Without a Profession
Palabras clave en inglés
A men without profession
Brasilian modernism
Memory
Oswald de Andrade
Resumen en inglés
This work has the objective of a critical reading of the first volume of Oswald de Andrades memories, named A men without profession. Under mommys orders. Memories and confessions (1954). This interpretative analysis leaves from the narrator moviments, wich are verified by the subjects exposition with an atention turned to contradiction, impasse and voltages that are presents in the account. The narrative fable that is presented by designatives of matinated and orphaned, is interpreted based on the subjectivity of discovery and lost. By the other way, in the memories and confessions side, the interest turns to the inter-relations in between autobiographical account and mediations with the brasilian history. Overlapped both of these universes (subjective and collective) happend to accomplish a movement of a review of the value of the artist in focus, wich goes back to the modernist movement that Oswald de Andrade was the central figure. In this sense stands out the elaboration of the account of fragmented construction, contained in various episodes, inserting in dialect movement the relations of the narrator with the city, the mobility of the travel and the volubility of the passions. Hence the conviviality and confrontation of themes as revolution, policy, sexuality, deth and tragedy, that serves to forge the imaginary of the writers youth. In a transposition of life as a fight and life as art.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2018-02-21
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.