• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2022.tde-23022023-123549
Documento
Autor
Nombre completo
Fátima Ghazzaoui
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Rabello, Ivone Dare (Presidente)
Araújo, Homero José Vizeu
Bischof, Betina
Pasini, Leandro
Título en portugués
Carlos Drummond de Andrade - poeta sobrevivente: os desdobramentos da subjetividade lírica na poesia drummondiana da década de 1960
Palabras clave en portugués
Carlos Drummond de Andrade
Década de 1960
Ditadura militar
Era atômica
Guerra fria
Lição de coisas
Lírica
Resumen en portugués
O presente estudo trata da poesia social (tida como demissionária) de Carlos Drummond de Andrade da década de 1960 e dos desdobramentos da subjetividade lírica diante do cenário de recrudescimento das tensões internas no Brasil que prenunciaram o golpe militar de 1964, assim como as tensões provocadas pela Guerra Fria e pela Era Atômica. Dos livros do período, Lição de coisas é o que traz maiores elementos de análise para compreender os movimentos pelos quais a subjetividade lírica drummondiano passa. Em linhas gerais, o livro trata do modo como as coisas que são fruto da criação humana, as coisas do mundo que se realizaram enquanto forma por meio da nomeação humana, ganham autonomia e passam a reger aqueles que a criaram. Ou, como as coisas vivem independentes dos seus criadores e podem, dependendo das circunstâncias, tiranizá-los, invertendo papéis e colocando a humanidade no lugar incômodo de coisa. Coisa que não se reconhece mais no processo de reificação do qual é fruto, mas naturaliza o estranhamento ao qual ficou reduzida, transformando-se em alegoria grotesca de si mesma. Nesse processo delineado pelo livro, que vai da origem ao fim, o poeta faz com que o sujeito lírico transite e se coloque nas diferentes posições que vão de sujeito criador do mundo a sujeito devorado e deglutido por ele. Esses desdobramentos da subjetividade lírica não ocorrem de maneira abstrata, mas dentro de um contexto histórico específico, o da era atômica e do capitalismo tardio.
Título en inglés
Carlos Drummond de Andrade - surviving poet: the lyrical subjectivity ramifications in Drummond's poetry from the 1960s
Palabras clave en inglés
1960's
Atomic Age
Carlos Drummond de Andrade
Cold War
Lesson of things
Military coup
Poetry
Resumen en inglés
The current study presents Carlos Drummond de Andrade's social poetry (considered as resigning) from the 1960's decade and the unfolding of the lyrical subjectivity facing the resurgence scenario of Brazil's internal tensions which foreshadowed the 1964 military coup, as well as the tensions caused by the Cold War and the Atomic Age. Among the books from that period, Lição de coisas (Lesson of things) is the one which brings the greatest analytical elements to comprehend the movements from which Drummond's lyrical subjectivity goes through. Altogether, the book reflects how things that derived from human creation, world's concepts that have materialized as a shape through human naming, gained autonomy and started to govern those who created it. Or, how things live independently of their creators and can, depending on the circumstances, tyrannize them, switching roles and putting humanity in the uncomfortable place of a thing. Thing that does not recognize itself anymore on the reification process from which it derives, but it naturalizes the estrangement to which it was reduced, becoming a grotesque allegory of itself. In this process outlined in the book, from origin to end, the poet makes the lyrical subject to be transited and placed in different roles that goes from the subject who is the creator of the world to the subject who is devoured and swallowed by it. Those unfoldings of the lyrical subjectivity do not occur in an abstract way, but within a specific historical context, the Atomic Age and late capitalism.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-02-23
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.