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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.8.2017.tde-26102017-153622
Document
Auteur
Nom complet
Marcos Vinicius Ferrari
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2017
Directeur
Jury
Bischof, Betina (Président)
Andrade, Fabio Rigatto de Souza
Andrade, Homero Freitas de
Urso, Graziela Schneider
Titre en portugais
Isaac Bábel: escrevendo a revolução em linhas tortas
Mots-clés en portugais
Isaac Bábel
Literatura Russa
Literatura Soviética
Modernismo
Romance
Resumé en portugais
Este ensaio tem como objetivo apresentar uma leitura do livro O exército de cavalaria, do escritor Isaac Bábel (1894-1940). A leitura empreendida buscou investigar as relações dialéticas entre o texto ficcional e a História, uma vez que as narrativas de Bábel abordam a Campanha Russo-Polonesa, ocorrida entre 1920 e 1921. Ao mesmo tempo, as formas particulares de representação do heroico e do épico, que permitem compreender O exército de cavalaria como uma espécie de epopeia falhada, conduziram a uma reflexão a respeito do realismo babeliano e da possibilidade de caracterizar o seu livro como um romance. Nele, fragmentação, a organização não linear e episódica dos conflitos, a recusa à ordem cronológica e a variedade de narradores e vozes do texto parecem, todos, encenar a dificuldade de a forma romanesca tradicional incorporar esteticamente uma matéria contraditória e convulsa.
Titre en anglais
Issac Babel: writing the revolution on tortuous lines
Mots-clés en anglais
Isaac Babel
Modernism
Novel
Russian Literature
Sovietic Literature
Resumé en anglais
This essay aims to present a reading of the book Red Calvary, from Isaac Babel (1893 - 1940). The perusal undertaken sought to investigate the dialetic relations between History and fictional texts, once the Bábel's narratives approach the Russian-Polish Civil War, which occurred between 1920 and 1921. At the same time, the particular forms of representation of the heroic and of the epic allowed to understand Red Calvary as a kind of failed epic and conducted to a reflection about babelian realism and the possibility of characterizing his book as a novel. On the book, fragmentation, non-linear and episodic organization of conflicts, the refusal to chronological order and the variety of narrators and voices of the text seem to stage the difficulty of the romanesque traditional form to aesthethically incorporate the experience of the war and of the contradicting and convulse matter. Keywords: Isaac Babel; Modernism; Novel; Russian Literature; Sovietic Literature.
 
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Date de Publication
2017-10-26
 
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