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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2019.tde-28022019-182832
Documento
Autor
Nome completo
Daniel Cavalcanti Atroch
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2018
Orientador
Banca examinadora
Meneses, Adelia Toledo Bezerra de (Presidente)
Morais, Marcia Marques de
Nogueira, Erich Soares
Rosenbaum, Yudith
Sperber, Suzi Frankl
Título em português
Grande sertão: veredas: diabo, pacto e destino
Palavras-chave em português
Grande sertão: veredas
João Guimarães Rosa
Literatura brasileira
Pacto fáustico
Resumo em português
O estudo propõe uma leitura do pacto diabólico no Grande sertão: veredas a partir de alguns dos numerosos causos que perpassam a narrativa, cuja constante são as trocas de destino ou conversões existenciais que se dão de forma assimétrica: um indivíduo de caráter ou condição social dominante imputa os reveses de sua sina a um subordinado, a exemplo do mote do dr. Hilário, personagem de um dos referidos causos: Um outro pode ser a gente; mas a gente não pode ser um outro, nem convém... Também é explorada a triangulação entre os personagens Riobaldo, Diadorim e Hermógenes, cujos destinos, apesar de autônomos, são indissociáveis, constituindo projeções fantasmáticas um do outro. O simbolismo do ouro, da prata e do chumbo, inarredável das mulheres que perpassam a vida de Riobaldo, é analisado em perspectiva comparada com Rei Lear, de William Shakespeare, enfocando sobretudo o chumbo, representação do mal, que utiliza o seu portador como escudo levando-o à morte, metáfora da atuação do indivíduo que se protege dos reveses da vida às custas de outro.
Título em inglês
Grande sertão veredas: devil, pact and destiny
Palavras-chave em inglês
Brazilian literature
Faustian pact
Grande sertão: veredas
João Guimarães Rosa
Resumo em inglês
The study proposes a reading of the devilish pact in Grande sertão: veredas, from some of the numerous tales that perpass the narrative, whose constant are the "exchanges of destiny" or "existential conversions" that occur asymmetric: an individual of dominant character or social condition imposes the setbacks of his fate to a subordinate, in the meaning of dr. Hilários lesson, character of one of the aforementioned tales: Um outro pode ser a gente; mas a gente não pode ser um outro, nem convém... The triangulation between Riobaldo, Diadorim and Hermógenes, whose destinies, although autonomous, are inseparable, constituting fantasmatic projections of each other, is also explored. The symbolism of gold, silver and lead, related to the women who prevail in Riobaldos life, is analyzed comparatively in relation to William Shakespeare's "King Lear", focusing mainly on lead, representation of evil, which protects itself with its wearer, leading him to death, a metaphor of the action of the individual who protects himself from the roughness of life at the expense of another.
 
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Data de Publicação
2019-02-28
 
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