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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.8.2010.tde-30082011-141246
Documento
Autor
Nome completo
Elizabeth da Penha Cardoso
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2010
Orientador
Banca examinadora
Passos, Cleusa Rios Pinheiro (Presidente)
Brandão, Ruth Junqueira Silviano
Moraes, Marcos Antonio de
Pinto, Maria Cecilia Queiroz de Moraes
Ribeiro, Esio Macêdo
Título em português
Feminilidade e transgressão  - uma leitura da prosa de Lúcio Cardoso
Palavras-chave em português
Crônica da casa assassinada
Inácio
Literatura brasileira
Literatura e mulher
Literatura e psicanálise
Lúcio Cardoso
Mãos vazias
Resumo em português
O presente estudo é dedicado à interpretação da prosa de Lúcio Cardoso (1912-1968) e está norteado pela personagem feminina, devido à sua constante presença e importância nos livros do autor. Parte-se aqui da ideia de que a figura da mulher constitui a base de seu fazer artístico, como se ela fosse, a um só tempo, o enigma e a resposta. Ao menos três aspectos contribuem para esse efeito: a proliferação de personagens femininas nos títulos, a centralidade do feminino em paralelismo com a opção por uma prosa de tensão interiorizada e a feminilidade atuando no arranjo dos acontecimentos. Lúcio Cardoso elabora seus textos no bojo da insatisfação das personagens femininas, gerando transgressão; no fato de as mulheres exercerem o mal, visando à destruição do status quo; e na multiplicidade, vinculada à própria indefinição do feminino e responsável por uma ficção plena de ambiguidades e enganos. A seleção do corpus se fez com o intento de eleger um livro representativo de cada década (1930, 1940 e 1950) da produção de Lúcio. São obras que, simultaneamente, abarcam temas recorrentes e condensam o período abordado. Desse modo, Mãos vazias (1938), Inácio (1944) e Crônica da casa assassinada (1959) ocupam o primeiro plano, com análise textual aprofundada, e os outros títulos atuam na busca de constantes diálogos que os aproximem. As leituras foram sustentadas pela intersecção com a psicanálise e a história, tendo sempre em vista o benefício da interpretação do texto literário.
Título em inglês
Femininity and transgression a reading of Lúcio Cardosos prose.
Palavras-chave em inglês
Brazilian literature
Crônica da casa assassinada
Inácio
Literature and psychoanalysis
Literature and women
Lúcio Cardoso
Mãos vazias
Resumo em inglês
The present study is dedicated to the interpretation of Lúcio Cardosos prose (1912 -1968) and it is guided by the feminine character, due to its constant presence and importance in the authors works. The thesis starts with the main idea that the figure of the woman constitutes the expressive part of his artistic production. It is, at the same time, the question and the answer to understand Cardosos novels. At least three aspects contribute to this effect: the expressive number of feminine characters in the titles, the central place of the feminine, in parallelism with the option for the interiorized tension in the prose, and the femininitys influence in the course of the narratives. Lúcio Cardoso elaborates his texts on the dissatisfaction of the feminine characters, generating transgression; on womens evil behavior, aiming to the destruction of the status quo; and on multiplicity, linked with the non-definition of the feminine, creating a fiction full of ambiguity and misconceptions. The corpus was selected aiming to include a representative book of each decade (1930, 1940, and 1950) of Lúcios production. They are novels that, simultaneously, deal with recurrent themes and condense the period of time analyzed in the study. In this way, Mãos vazias (1938), Inácio (1944), and Crônica da casa assassinada (1959) constitute the first plan, with an in-depth textual analysis, and the other titles aim to develop intensive dialogues to approach them. The readings had been supported by the intersection with the psychoanalysis and history, always aiming to improve the interpretation of the literary text.
 
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Data de Publicação
2011-08-30
 
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