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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.8.2007.tde-04032008-111337
Document
Auteur
Nom complet
Thiago Blumenthal
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2007
Directeur
Jury
Amancio, Moacir Aparecido (Président)
Mandelbaum, Enrique Isaac
Pelbart, Peter Pal
Titre en portugais
A literatura desgarrada de Franz Kafka
Mots-clés en portugais
Franz Kafka
Modernidade
Teoria da Literatura
Resumé en portugais
Procura-se detectar neste trabalho um modus operandi próprio de Franz Kafka (1883 - 1924) que permita justificá-lo dentro desta perspectiva que se adota como norte: uma literatura que se desgarra constantemente em seus desdobramentos internos, a saber, uma literatura ameaçada em sua própria lógica estrutural, na maneira como o narrador coloca em perigo sua matéria narrada. Mais do que isso, como a narração entra em colisão com seu criador, aquele que a narra, e como tal processo dá origem a uma porção de desdobramentos dentro ainda da mesma matéria ficcional, o que acaba por guiar o leitor, meio que às avessas, não a uma saída do dilema kafkiano, mas a um novo labirinto que lhe fornece um respiro de sobrevivência. O desgarre é sugerido na maneira como o narrador se desprende do narrado e abandona o leitor em múltiplos e novos becos sem saída - que bastam. Como a fortuna crítica de Kafka é bastante diversificada, a atitude adotada é a de traçar um histórico recortado da imensa bibliografia kafkiana e então filtrála de modo coerente e produtivo.
Titre en anglais
The Franz Kafka detached literature
Mots-clés en anglais
Franz Kafka
Modernism
Theory of Literature
Resumé en anglais
Our aim in this work is to detect a certain Franz Kafka (1883 - 1924) modus operandi in order to vindicate him within this perspective that we assume as guide: a type of literature that detaches, breaks itself out constantly in its process of inner unfolding, namely, a literature threatened by its own structural logic, in a way that the narrator puts his recounting in peril. More than that, how the narration clashes with its creator, the one who narrates it, and how this process brings a lot of unfoldings into being within the same recounting still, that guides the reader, inside out, not to the Kafkaesque dilemma exit, but to a new labyrinth which may provide a surviving breath. This straying is suggested in how the narrator becomes disengaged from what it is narrated, abandoning the reader in multiple and new blind alleys - which all suffice themselves. As Kafka's critique is very diversified, the adopted attitude is to outline some of the Kafka's enormous bibliography and then coherently filter it.
 
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Date de Publication
2008-03-10
 
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