• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2013.tde-07112013-130122
Document
Auteur
Nom complet
Igor da Silva Miguel
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2013
Directeur
Jury
Szpiczkowski, Ana (Président)
Antunes, Mitsuko Aparecida Makino
Araújo, Reginaldo Gomes de
Titre en portugais
Mischlei e Mediação Educacional: uma análise pedagógica de Provérbios de Salomão
Mots-clés en portugais
Didática
Educação
Mediação
Mischlei
Pedagogia
Provérbios de Salomão
Resumé en portugais
A presente investigação tem por objetivo analisar a pedagogia do livro da Bíblia Hebraica conhecido por Provérbios de Salomão, que em hebraico é chamado de Mischlei. A investigação procura compreender o fenômeno da mediação educacional presente na obra valendo-se diversos autores e especialistas em literatura sapiencial bíblica, bem como de leituras diretas do texto hebraico. Para este fim, procurou-se analisar etimológica e semanticamente os termos sapienciais, bem como compreender a linguagem da sabedoria e o vocabulário utilizado pelos autores da obra. Houve uma preocupação em localizar Mischlei dentro da literatura sapiencial do Oriente Próximo e dentro da própria Bíblia Hebraica. Esta análise educacional foi feita a partir de uma reconstituição filosófica e teológica da visão de mundo de Mischlei que abrange: a dimensão religiosa, a cosmologia, a visão de ser humano, a ética e a epistemologia. Com as informações obtidas nesta reconstituição, foi possível levantar as características pedagógicas da obra como: aspectos que caracterizam sua pedagogia, sua intencionalidade formativa, objetivos educacionais e sua didática. E finalmente, foi considerada sua relevância educacional, seguida pelas considerações finais.
Titre en anglais
Mischley and Educational Mediation: a pedagogical analysis of Proverbs of Salomon
Mots-clés en anglais
Education
Mediation
Mischlei
Pedagogy
Proverbs of Salomon
Teaching
Resumé en anglais
This investigation has the objective to analyze the pedagogy of the Hebrew Bible book called Proverbs of Salomon, whose name in Hebrew is Mischlei. The research seeks to understand the educational mediation phenomenon present in the work, drawing several authors and experts in Biblical Wisdom Literature, as direct readings of the original Hebrew text. To achieve this goal, seeks to analyze wisdom terms etymologically and semantically, as well, how to comprehend the wise language and vocabulary used by the authors of the book. There was a concern to locate Mischlei within the wisdom literature of the Near East and within the Hebrew Bible. This educational analysis was made from a reconstruction of the Mischlei philosophical and theological worldview covering: the religious dimension, the cosmology, the human being view, ethic and the epistemology. With the information obtained from this reconstruction, it was possible to raise the pedagogical features of the work as pedagogy, their formative intentionality, educational goals and its teaching art. And finally, it was considered their educational relevance, followed by concluding remarks.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2013-11-07
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.