• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2013.tde-08012014-155921
Documento
Autor
Nome completo
Fabiana Morabito
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Bernardini, Aurora Fornoni (Presidente)
Iannace, Ricardo
Vassina, Elena Nikolaevna
Título em português
A Rússia pelo cinema de Nikita Mikhalkov
Palavras-chave em português
Análise fílmica
Cinema
Mikhalkov
Período pós-soviético
Rússia
Resumo em português
A proposta central desta pesquisa é analisar os filmes do cineasta russo Nikita Mikhalkov produzidos no período pós-soviético, sem, contudo, desconsiderar as demais obras do momento soviético. O estado de dissolução de valores na Rússia pós-soviética e a falta de parâmetros, principalmente dos jovens, motivaram Mikhalkov a produzir filmes cuja forma e conteúdo fossem acessíveis e emblemáticos, aproximando-se do cinema blockbuster e persuadindo o espectador através do uso incessante de símbolos. Seu público-alvo são os jovens, porém sua crítica se estende a todos os afetados pelo capitalismo, sistema que o cineasta considera ser nocivo ante a misteriosa alma russa. Diante disso, o trabalho questionará sua proposta no momento atual.
Título em inglês
Russia through the cinema of Nikita Mikhalkov
Palavras-chave em inglês
Cinema
Film analysis
Nikita Mikhalkov
Post-Soviet period
Russia
Resumo em inglês
The main purpose of this research is to analyze the movies produced by the Russian film-maker Nikita Mikhalkov during the post-Soviet period, but without disregarding the other works from the Soviet period. The state of dissolution of Russian values in the post-Soviet Russia and the lack of parameters, mainly related to the youth, motivated Mikhalkov to produce movies in which the form and the content were accessible and emblematic, coming close to the blockbuster conventions and persuading the viewer by the incessant use of symbols. His target audience is the young public, but his critics extend to all people who have been affected by capitalism, a system that he considers to be harmful to the mysterious Russian soul. This dissertation will question his approach in the post-Soviet period.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2014-01-08
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.