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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.8.2018.tde-09102018-113900
Document
Auteur
Nom complet
Lia Nogueira Marques
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Ruesch, Arlete Orlando Cavaliere (Président)
Bernardini, Aurora Fornoni
Erasso, Natalia Cristina Quintero
Mountian, Daniela
Titre en portugais
A Ilha de Sacalina de Tchékhov: a construção do olhar científico e literário no relato de viagem
Mots-clés en portugais
A Ilha de Sacalina
Anton Tchékhov
Colônia penal
Literatura russa
Resumé en portugais
A Ilha de Sacalina é resultado da viagem do escritor russo Anton Tchékhov à colônia penal de Sacalina, em 1890, e o relato completo foi publicado em 1895, rico em detalhes demográficos e observações sobre os habitantes do local. Este trabalho apresenta a análise da obra a partir da figura do narrador e de seu olhar marcado pela ciência e pela literatura. Tchékhov construiu um narrador em primeira pessoa com base em suas duas profissões e, consequentemente, identidades: a do médico e a do escritor. Da ciência para a literatura, da população para o indivíduo, da natureza para uma casa, do macro para o micro, o narrador integra um texto objetivo com o subjetivo para fazer uma crítica ao sistema penal russo. O olhar científico herdado da medicina é exposto ao lado da perspectiva subjetiva da literatura e o resultado dessa união é a asseveração de um inferno simbólico e real tanto para os habitantes da colônia como para o próprio narrador.
Titre en anglais
Chekhov's Sakhalin Island: the construction of the scientific and literary gaze in the travelogue
Mots-clés en anglais
Anton Chekhov
Penal colony
Russian literatura
Sakhalin Island
Resumé en anglais
Sakhalin Island is the result of the Russian writer Anton Chekhov's trip to the penal colony of Sacalina in 1890. The complete report was published in 1895, rich in demographic details and observations on the inhabitants of the place. This dissertation presents an analysis of the book from the figure of the narrator and his look marked by science and literature. Chekhov constructed a first person narrator based on his two professions and, consequently, identities: the doctor and the writer. From science to literature, from population to an individual, from nature to a house, from macro to micro, the narrator integrates an objective text with the subjective one to criticize the Russian penal system. The scientific look inherited from medicine is exposed alongside the subjective, literature perspective and the result of this union is an assertion of a symbolic and real hell for both the inhabitants of the colony and the narrator himself.
 
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Date de Publication
2018-10-09
 
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