• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2014.tde-01062015-153555
Documento
Autor
Nome completo
Alexandre Gomes Neves
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Chaves, Rita de Cassia Natal (Presidente)
Brichta, Laila
Can, Nazir Ahmed
Macêdo, Tania Celestino de
Moraes, Anita Martins Rodrigues de
Título em português
Narrativas de Ruy Duarte de Carvalho
Palavras-chave em português
Escrita
Identidade
Narrativa
Oralidade
Ruy Duarte de Carvalho
Viagem
Resumo em português
Realizamos, nesse trabalho, uma leitura crítica de um conjunto de obras narrativas do escritor e antropólogo Ruy Duarte de Carvalho. A abordagem está centrada em sua trilogia, intitulada Os filhos de Próspero, composta pelos seguintes títulos: Os papéis do inglês (2000), As paisagens propícias (2005) e A terceira metade (2009). Incluímos comentários acerca das seguintes obras: Como se o mundo não tivesse leste (1977), Vou lá visitar pastores (1999) e Desmedida: Luanda-São Paulo-São Francisco e volta Crônicas do Brasil (2006). Inicialmente, nos aproximamos do trabalho do antropólogo a partir de sua relação com o cinema o que nos levou à leitura de O camarada e câmera: cinema e antropologia para além do filme etnográfico (1984). Na sequência propomos um mergulho em sua trilogia focalizando a construção das identidades em Angola. A partir da análise de personagens centrais, nomeadamente Severo de As paisagens propícias e Trindade de A terceira metade, pretendemos contribuir com uma interpretação que leve em conta a temática das relações entre escrita e oralidade.
Título em inglês
Ruy Duarte de Carvalho's Narratives
Palavras-chave em inglês
Identity
Narrative
Orality
Ruy Duarte de Carvalho
Traveling
Writing
Resumo em inglês
In this thesis we have produced a critical reading of a set of narrative works by the writer and anthropologist Ruy Duarte de Carvalho. The approach is focused on his trilogy entitled Os filhos de Próspero, composed by the following books: Os papéis do inglês (2000), As paisagens propícias (2005) and A terceira metade (2009). Remarks have been added about the following works: Como se o mundo não tivesse leste (1977), Vou lá visitar pastores (1999) e Desmedida: Luanda-São Paulo-São Francisco e volta Crônicas do Brasil (2006). Initially, we approached the anthropologist's work regarding its relation to the cinema, what led us to read O camarada e câmera: cinema e antropologia para além do filme etnográfico (1984). Then, we proposed a dive into his trilogy focusing the building of identities in Angola. Based on the analysis of the central characters, namely Severo, from As paisagens propícias, and Trindade, from A terceira metade, we intend to offer an interpretation that takes into consideration the theme concerning the relations between writing and orality.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2015-06-01
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.