• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2010.tde-02022011-105601
Document
Auteur
Nom complet
Antonio Aparecido Mantovani
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2010
Directeur
Jury
Gomes, Simone Caputo (Président)
Cunha, Maria Zilda da
Macêdo, Tania Celestino de
Maquêa, Vera Lúcia da Rocha
Santos, Rubens Pereira dos
Titre en portugais
Espaço em ruínas: meio social, conflito familiar e a casa em ruínas em Os dois irmãos de Germano Almeida e Dois irmãos de Milton Hatoum
Mots-clés en portugais
Estudos comparados
Germano Almeida
Literatura brasileira
Literatura caboverdiana
Milton Hatoum
Resumé en portugais
o diáloqo entre a literatura brasileira e a caboverdiana não se esgota nas décadas de 30 e 40. Este pode ser observado até a atualidade e com extensão para outras regiões brasileiras, além do Nordeste. A partir desta reflexão, este estudo tem como objetivo investigar, dentro do macrossistema literário de língua portuguesa e no âmbito das relações literárias contemporâneas entre Brasil e Cabo Verde, como se dá o diálogo entre as obras Os dois irmãos, de Germano Almeida, e Dois irmãos, de Milton Hatoum. lnvestiqará também como o espaço impacta o comportamento das personagens que, não raro, são movidas pelo contexto em que estão inseridas. Essas obras podem ser aproximadas, numa abordagem comparativa, por alguns fatores como a hibridez cultural, em virtude principalmente da emigração, a presença do mito da rivalidade entre irmãos, o drama familiar causado pelo adultério seguido da reparação sob o signo da vingança, a casa que se desfaz associada à ruína das personagens, a coerção imposta pelos valores da sociedade.
Titre en anglais
Space in downfall: social environment, familiar conflict and the house in ruins on Os dois irmãos, by Germano Almeida and Dois irmãos, by Milton Hatoum
Mots-clés en anglais
Brazilian literature
Cape Verdean literature
Compared studies
Germano Almeida
Milton Hatoum
Resumé en anglais
The dialogue between Brazilian and Cape Verdean literatures does not end up in the 1930s and 1940s. It can be observed until nowadays and with extension to other Brazilian regions beyond north-east. Based on this reflection, this study aims at investigating, inside the literary macro system of Portuguese language, and in the scope of contemporary literary relations between Brazil and Cape Verde, how the dialogue between Os dois irmãos, by Germano Almeida and Dois irmãos, by Milton Hatoum carries out. It will also investigate how the space affects the behavior of characters that, not rarely, are moved by the context which they are inserted in. These two works can be closed up in a comparative approach by some factors as cultural hybridization, mainly due to emigration, the presence of rivalry myth between brothers, the familiar drama caused by adultery followed by reparation under the flag of revenge, the house that ruins associated to the downfall of characters, the coercion imposed by society values.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2011-02-02
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.