• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2007.tde-02102007-144721
Document
Auteur
Nom complet
Ione Vianna Navajas Dias
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2007
Directeur
Jury
Goes, Maria Lucia Pimentel de Sampaio (Président)
Coelho, Nelly Novaes
Cunha, Maria Zilda da
Kishimoto, Tizuko Morchida
Papes, Cleide da Costa e Silva
Titre en portugais
A literatura para a juventude portuguesa e brasileira e a relevância de dois elementos estruturais da narrativa: linguagem e narrador
Mots-clés en portugais
Diálogo ou interação: autor/leitor
Intertextualidade
Linguagem
Literatura para a Juventude (crianças e jovens)
Resumé en portugais
Esta tese de doutorado dentro da Área de Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa teve por objetivo abordar e investigar nas obras de literatura para a juventude portuguesa e brasileira, a relevância de dois elementos estruturais importantes: Linguagem e Narrador. O intenso diálogo entre autor, texto e leitor cria um clima de cumplicidade, convidando este a participar ativamente da obra. Essa interação leitor/ texto mediada pelo narrador poderá ser o fio condutor capaz de provocar a reflexão e o espírito crítico no receptor. A obra precisa do leitor para se realizar, pois este contribui com suas vivências pessoais e dialoga com o texto dando-lhe "vida". A problemática da leitura foi e é analisada por inúmeros Educadores, Especialistas. Para nós a ênfase recai na Relação Prazerosa, Afetiva, Estética, pois se trata da Arte da Palavra. A proposta é investigar a importância da literariedade de obras de autores portugueses e brasileiros, podendo ser considerada, na formação de jovens leitores, como o elemento chave na perfeita associação: leitura-prazer.
Titre en anglais
The literature to the Portuguese and Brazilian youths and the prominence of two structural elements of the narrativa; language and narrator
Mots-clés en anglais
Dialogue or interaction: writer/reader
Intertextuality
Language
Literature for the youth (children and young people)
Resumé en anglais
This Doctorate in the Comparative Studies on Literature of Portuguese Language Area had as a purpose to broach and investigate in the literature works, for the Portuguese and Brazilian youths, the weightiness of two important structural elements: language and narrator. The intense dialogue among writer, text and reader creates a complicity atmosphere, inviting the latter to participate actively in the work. This interaction reader/text mediated by the narrator could be the conducting wire able to instigate the receiver's reflection and critical spirit. The literary work needs the reader to come about, as the reader contributes with his personal experiences and he talks with the text making it "alive". The problem of the reading was and is analysed by numberless educators, experts. For us, the emphasis falls again in the pleasant, affective, esthetic relationship, as it is the art of the word. The proposal is to investigate the importance of works of Portuguese and Brazilian writers's literature considering the upbringing of young readers, as the key element in the perfect association: reading-pleasure.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2007-10-15
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.