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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2019.tde-03052019-105606
Documento
Autor
Nome completo
Edna Alencar da Silva Rivera
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Cunha, Maria Zilda da (Presidente)
Bello, Maria do Rosário Sampaio Soares de Sousa Leitão Lupi
Carelli, Fabiana Buitor
Sousa, Sérgio Paulo Guimarães de
Título em português
O imaginário e as manifestações do silêncio
Palavras-chave em português
Imaginário
Manuelzão e Miguilim
Mutum
O Espelho
Padre; padrone
Silêncios
Resumo em português
O silêncio integra as experiências humanas, compõe o pensamento, tece a linguagem e configura a conduta e as manifestações artísticas. O imaginário e as manifestações do silêncio representam o anseio pela busca de faces do silêncio presentes no imaginário, nas experiências humanas e nas linguagens artísticas. Faces que, ao potencializarem o movimento de introspecção, podem contribuir para a abertura de portais e para a reorganização das vivências do ser. Para desenvolver o estudo, realizamos uma pesquisa bibliográfica e uma leitura analítica de obras artísticas de dois campos narrativos diferentes: fílmico e literário. As obras selecionadas para exame têm em comum a vigorosa presença do silêncio. Pela sua riqueza poética, os filmes Padre, padrone (1977) e Mutum (2007) e as produções literárias O Espelho (2001) e Manuelzão e Miguilim (2001) além de outros textos inesquecíveis colaboraram no desenvolvimento das análises. Para ampliar o entendimento sobre o imaginário, foram imprescindíveis os autores: Castoriadis (1982), Durand (2001), Maffesoli (2012) e Ruiz (2003). Também, como referência, Orlandi (2005; 2007), dada sua expressiva pesquisa a respeito do silêncio, além de outras teses que, ao tratarem do tema, trouxeram relevantes contribuições.
Título em inglês
The imaginary and the manifestations of silence
Palavras-chave em inglês
Imaginary
Manuelzão e Miguilim
Mutum
O Espelho
Padre; padrone
Silences
Resumo em inglês
Silence integrates human experiences, composes thought, weaves language and shapes conduct and artistic manifestations. The imaginary and the manifestations of silence represent the yearning for the search for faces of silence present in the imaginary, in human experiences and in artistic languages. Faces that, by potentializing the movement of introspection, can contribute to the opening of portals and to the reorganization of the experiences of being. To develop the study, we perform a bibliographical research and an analytical reading of artistic works from two different narrative fields: filmic and literary. The works selected for examination have in common the vigorous presence of silence. For his poetic wealth, the films Padre, padrone (1977) and Mutum (2007) and the literary productions O Espelho (2001) and Manuelzão e Miguilim (2001) - as well as other unforgettable texts - collaborated in the development of the analyzes. In order to broaden the understanding of the imaginary, the following authors were indispensable: Castoriadis (1982), Durand (2001), Maffesoli (2012) and Ruiz (2003). Also, as a reference, Orlandi (2005; 2007), given his expressive research on silence, in addition to other theses that, in dealing with the topic, brought relevant contributions.
 
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Data de Publicação
2019-05-03
 
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