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Doctoral Thesis
DOI
10.11606/T.8.2017.tde-04082017-192107
Document
Author
Full name
Laís de Almeida Cardoso
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2017
Supervisor
Committee
Cunha, Maria Zilda da (President)
Gregorin Filho, Jose Nicolau
Iannace, Ricardo
Junqueira, Maria Aparecida
Perim, Regina Silva Michelli
Title in Portuguese
A infância revisitada: um estudo sobre o protagonismo infantil na literatura brasileira ao raiar do século XX
Keywords in Portuguese
Infância
Literatura Brasileira
Representação
Século XX
Abstract in Portuguese
O objetivo da presente pesquisa foi estudar as representações da infância na literatura brasileira em uma época marcada por importantes transformações políticas, sociais e econômicas, não somente no Brasil, mas em todo o mundo a primeira metade do século XX. Desse período, compreendido mais especificamente entre 1920 e 1945, elencamos para o estudo quatro textos que apresentam perfis de diferentes protagonistas infantis: o conto Negrinha, de Monteiro Lobato, integrante da coletânea homônima publicada em 1920, e os romances Menino de engenho, de José Lins do Rego (1932), Capitães da Areia, de Jorge Amado (1937) e Infância, de Graciliano Ramos (1945). Enquanto o conto lobatiano precede a eclosão do Modernismo, os três romances analisados fazem parte do chamado movimento regionalista nordestino, que se estabeleceu especialmente durante a década de 1930 e apresentou como principais novidades a liberdade temática e o vigor estilístico na prosa literária. O intervalo de tempo escolhido, localizado entre o prenúncio e o fim do movimento modernista, revelou outra interessante coincidência: ao mesmo tempo que de um lado diferentes autores dedicavam-se a escrever sobre a infância brasileira, de outro se constituía por meio das obras infantis do próprio Monteiro Lobato uma literatura infantil genuinamente brasileira. Tomando os estudos sociológicos de Gilberto Freyre acerca das relações sociais e da constituição da família brasileira nos séculos anteriores ao período estudado, tivemos também como interesse durante a pesquisa buscar nos textos de ficção traços da infância descrita pelo sociólogo e vestígios de uma sociedade patriarcal e escravocrata. E, por fim, a partir de um breve estudo biográfico de cada um dos autores estudados, procuramos estabelecer ainda algumas relações entre infância, juventude, memória e criação. Como resultado de nossa análise, constatamos que, apesar das diferenças entre estilos e contextos que permeiam as quatro narrativas, alguns temas são recorrentes em todas elas, promovendo diálogos possíveis. Vestígios da escravidão, castigos corporais a que as crianças são submetidas, contraposição entre liberdade e sujeição e a despedida da infância são alguns deles. Considerando-se também o cenário sociocultural em que as obras foram concebidas e as histórias de vida de seus autores, é possível concluir que, mais que retratos esparsos de crianças construídas de papel e tinta, os textos, em seu conjunto, trazem-nos importantes reflexões sobre a infância no Brasil nesse período situado na primeira metade do século XX.
Title in English
Childhood revisited: a study about children as leading characters in Brazilian literature in the early 20th century
Keywords in English
20th Century
Brazilian literature
Childhood
Representation
Abstract in English
This study aims to analyze representations of childhood in Brazilian literature during the first half of the 20th century, more specifically between 1920 and 1945, a period in which substantial changes occurred in politics, economics, and society worldwide. For this purpose, I explored connections between four Brazilian literary pieces that present children as main characters, as follows: a short story by Monteiro Lobato, Negrinha (1920), and three novels Menino de engenho (Plantation Boy, 1932) by José Lins do Rego, Capitães da Areia (Captains of the Sand, 1937) by Jorge Amado, and Infância (Childhood, 1945) by Graciliano Ramos. Whereas Negrinha precedes the advent of Modernism, the remaining fictional works encompass examples of the Brazilian Regionalist Movement, which emerged during the 1930s, highlighting innovations in literary prose, such as thematic freedom and stylistic vigor, also portraying hardships of population in the Brazilian interior backlands. The time frame outlined in this study reveals a remarkable coincidence while some Brazilian authors were devoted to write about Brazilian childhood, Monteiro Lobato publishes his groundbreaking masterpieces which determines the rise of childrens literature in Brazil. This research also addresses sociocultural aspects of patriarchy and slavery in the literary pieces studied, taking into account the extensive sociological studies by Gilberto Freyre about Brazilian cultural and social heritage which was shaped by a high degree of miscegenation amidst Portuguese settlers, native Brazilians, and African slaves. Upon brief analysis of the authors biographies, this study also examines relationships between childhood, youth, memory, and creation. Ultimately, this research demonstrates that despite the differences amid writing styles and contexts in which the four narratives were written, some of the themes are recurrent, including physical punishment of children, farewell to childhood, historical legacy of slavery, and contrasts between freedom and subservience. To conclude, these works are more than childrens portraits crafted on paper and ink the results of this analysis reveal that the literary pieces studied are closely related and intertwined, therefore it will certainly provide valuable insights into childhood in Brazil in the early 20th century.
 
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Publishing Date
2017-08-04
 
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