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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2012.tde-05032013-103954
Documento
Autor
Nome completo
Eduardo Aparecido de Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2012
Orientador
Banca examinadora
Vasconcelos, Mauricio Salles de (Presidente)
Amâncio, Moacir Aparecido
Zani Netto, Amilcar
Título em português
A poética de Gilberto Mendes: texto e música
Palavras-chave em português
Análise
Canção
Contemporaneidade
Coral
Literatura
Música
Poesia
Resumo em português
No ponto de intersecção entre música e literatura na construção da unidade de uma obra musical que faz uso de texto canção, música coral etc. reside um artesanato cuja abordagem do processo criativo é tão antigo quanto a própria expressão verbal da qual podese hipoteticamente afirmar como originária da música quanto arte: observa-se a forte presença da voz na música antiga (ars antiqua, ars nova). Tal aproximação racional com os formantes sígnicos do texto semantizado pela música levou a um senso comum entre os compositores na teoria (ou doutrina) dos afetos em voga desde o período barroco e nos posteriores. A música de Gilberto Mendes em seu itinerário pode nos mostrar como as ferramentas da composição musical podem ir além das configurações elementares da música (melodia, harmonia, ritmo, timbre, dinâmica) como forma de semantizar o texto. Compositor em estreito relacionamento com a literatura, cinema, com a arte de um modo geral, Gilberto Mendes nos oferece uma ampla gama de exemplos que extrapola a uma criação restrita e se abre a uma pluralidade cultural, servindo assim, como reflexo criativo da arte do século XX XXI. Através da análise do texto literário e da análise musical, tanto no seu âmbito formal quanto estética, foi possível detectar os elementos que conjugam a unidade da obra.
Título em inglês
Poetics of Gilberto Mendes: text and music
Palavras-chave em inglês
Analysis
Choir
Contemporary
Literature
Music
Poetry
Vocal song
Resumo em inglês
At the intersection point between music and literature in creation of the unity of a musical work with text song, choral etc. resides a craft whose approach to a creative process as old as original verbal expression of music as art: there is a strong presence of the voice in early music (ars antiqua, ars nova). Such a rational approach to the formants signic text signified for music led to a common sense among composers in theory of the affects in vogue since the Baroque period and in subsequent. The music of Gilberto Mendes on your itinerary can show us how the tools of musical composition can go beyond the basic settings of music (melody, harmony, rhythm, tone-color, dynamic) as a way to create a semantic field of the text. A close composer to literature, cinema, to the art generally, Gilberto Mendes offers us a wide range of examples which extrapolates to a restricted setting and opens to the cultural plurality, thus serving as a reflection of the creative art of the twentieth and twenty-first centuries. Through the literary and musical analysis, both in the formal and aesthetic scope, it was possible to detect elements that conjugate the works unity.
 
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Data de Publicação
2013-03-05
 
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