• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2010.tde-08022011-145800
Document
Auteur
Nom complet
Cristiane Navarrete Tolomei
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2010
Directeur
Jury
Garmes, Helder (Président)
Bueno, Aparecida de Fatima
Feitosa, Rosane Gazolla Alves
Fernandes, Annie Gisele
Gobbi, Marcia Valéria Zamboni
Titre en portugais
Eça de Queirós e os brasileiros
Mots-clés en portugais
Brasil
Crítica
Eça de Queirós
Leitores
Recepção
Resumé en portugais
Este trabalho analisa o delineamento da imagem do escritor português José Maria Eça de Queirós (1845-1900) no Brasil, tomando como base a crítica seminal queirosiana brasileira e verificando como se dá o diálogo entre ela e outras leituras críticas sobre o autor até o final do século passado. Para a realização deste estudo, dividiu-se a crítica queirosiana produzida no Brasil em três momentos: o primeiro, que remonta à primeira crítica de peso sobre Eça, escrita por Machado de Assis, em 1878 até 1942, último livro sobre o escritor que antecede as comemorações da primeira efeméride em 1945, conjunto de textos aqui definido como crítica seminal; o segundo, que apresenta as publicações baseadas no modelo dessa crítica seminal, realizando releituras dos textos fundadores entre as duas grandes efemérides, de 1945 e de 2000; e finalmente o terceiro, que apresenta as publicações não seguidoras da crítica seminal, inaugurando novas abordagens à respeito da vida e da obra de Eça, perfazendo o mesmo período entre 1945 e 2000. Resta, então, demonstrar como a crítica seminal permanece, ainda hoje, como fundamento da imagem vulgarizada do escritor no Brasil.
Titre en anglais
Eça de Queirós and the brazilians
Mots-clés en anglais
Brazil
Criticism
Eça de Queirós
Readers
Reception
Resumé en anglais
This work analyses the design of the image of the Portuguese writer José Maria Eça de Queirós (1845-1900) in Brazil, based on the Brazilian seminal queirosian critique and verifying how the dialogue between such criticism and other critical readings about the author is established until the end of last century. For this study, the queirosian critique produced in Brazil was divided in three stages: the first, dating back to the first relative important critique about Eça, written by Machado de Assis in 1878 and it runs through until 1942 with the last book about the writer preceding the anniversary of the first ephemeris in 1945 with a set of texts, defined here as seminal critique; the second, featuring the publications that resumed the model of this seminal critique, by rereading the founding texts between the anniversaries of the two major ephemerides: 1945 and 2000 and finally, the third stage presents the publications that did not follow the seminal critique, opening new approaches concerning the life and work of Eça, making the same period between 1945 and 2000. Thus, it demonstrates the way in which the seminal criticism remains until nowadays as a founding element of the widespread image of the writer in Brazil
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2011-02-08
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.