• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2011.tde-09042012-133619
Documento
Autor
Nome completo
Juliana Pádua Silva Medeiros
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2011
Orientador
Banca examinadora
Cunha, Maria Zilda da (Presidente)
Debus, Eliane Santana Dias
Lugarinho, Mário César
Título em português
Navegar é preciso: o leitor contemporâneo e os desafios da leitura hipertextual em Abrindo caminho e A maior flor do mundo
Palavras-chave em português
diálogos intersemióticos
hipertexto
leitor contemporâneo
literatura para crianças e jovens
sociedade em rede
Resumo em português
Esta dissertação, sob os princípios renovados da Literatura Comparada, estuda Abrindo caminho, de Ana Maria Machado, e A maior flor do mundo, de José Saramago, visando discorrer sobre os desafios do leitor contemporâneo que navega pelas vias da rede textual, uma vez que as obras contemporâneas de literatura para infância e juventude supracitadas configuram-se como hipertextos em língua portuguesa, em virtude de suas arquiteturas labirínticas.
Título em inglês
Navigating is necessary: The contemporary reader and the challenges of reading hypertext in Abrindo caminho and A maior flor do mundo
Palavras-chave em inglês
contemporary reader
hypertext
intersemiotic dialogues
literature for children and youth
network society
Resumo em inglês
This dissertation, under the renewed principles of Comparative Literature, studies Abrindo caminho, by Ana Maria Machado, and A maior flor do mundo, by José Saramago, aiming to discuss the challenges of the contemporary reader that navigates through textual network, since the contemporary works of literature for children and youth people shall become as hypertext in portuguese language, in virtue of his labyrinthine architectures.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2012-04-09
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.