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Thèse de Doctorat
DOI
10.11606/T.8.2012.tde-13032013-112210
Document
Auteur
Nom complet
Cristiano Camilo Lopes
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Coelho, Nelly Novaes (Président)
Cunha, Maria Zilda da
Debus, Eliane Santana Dias
Papes, Cleide da Costa e Silva
Pinto, Elisa Guimaraes
Titre en portugais
O sagrado na literatura infantil e juvenil em processo de transformação: da ordem humanista/religiosa das origens na colonização para o novo homem em processo em nosso tempo
Mots-clés en portugais
História
Literatura infantil e juvenil
Lúdico
Sagrado
Transformação
Resumé en portugais
Desde os primórdios, a literatura infantil e juvenil tem acompanhado as transformações do homem e da sociedade e tem servido de palco para essas mudanças. Em diferentes épocas e lugares, podem-se observar produções literárias que reproduzem a experiência humana e tudo o que com ela se relaciona. Dentre essas relações está o sagrado, que se apresenta como um vínculo orgânico e universal. Nesta pesquisa, ao observar a trajetória do sagrado na literatura, identificam-se mudanças no modo como ele se manifesta, o que torna possível avaliar os elementos que projetaram essas transformações. Não se trata de um movimento linear, mas de um movimento espiralado que incorpora os elementos das modificações e, ao mesmo tempo, se projeta. Assim, propõe-se avaliar as transições do sagrado ao longo da história da literatura infantil e juvenil a partir de uma análise das principais manifestações literárias desde o período da colonização portuguesa no Brasil à contemporaneidade a fim de compreender como as transformações, ocorridas ao longo desse período, se refletem na sua configuração atual. Ao revisitar o ontem da literatura, pode-se compreender melhor o hoje, uma vez que o presente apresenta marcas do passado. Além de analisar excertos da produção literária da época da colonização ao início do século XIX, no período dos precursores da literatura infantil e juvenil brasileira, no período dos ideais do modernismo, na explosão da literatura infantil nos anos 1970 e na contemporaneidade, a pesquisa envolve, sobretudo, a análise comparada das obras dos autores Sophia de Mello Breyner Andresen (Portugal) e Bartolomeu de Campos Queirós (Brasil). Ao compará-las, verifica-se uma nova configuração do sagrado em suas articulações.
Titre en anglais
The sacred in the children and juvenile literature in transformation process: humanist/religious order of the origins in the colonization to the new man in process in our time
Mots-clés en anglais
Children and juvenile literature
History
Ludic
Sacred
Transformation
Resumé en anglais
Since the beginning, the children and juvenile literature has following the transformations of the man and of the society, and it has been serving as stage for such changes. In different times and places, literary productions that reproduce the human experience and everything related to it can be observed. Among these relations, there is the sacred, which presents itself as an organic and universal connection. In this research, when observing the trajectory of the sacred in the literature, changes in the way it manifests are identified, which enables us to evaluate the elements that designed such transformations. it is not about a linear movement, but it is a spiraled movement, which incorporates the elements of the modifications and, at the same time, it is projected. Therefore, it is proposed to evaluate the transitions of the sacred throughout the history of the children and juvenile literature, as form an analysis of the main literary manifestations since the period of the Portuguese colonization in Brazil to the contemporaneity, in order to encompass how the transformations, occurred throughout this period, reflect in its present configuration. When revisiting the "yesterday" of the literature, the "today" can be better understood, as it presents the marks of the past. Besides analyzing excerpts of the literary production of the colonization time until the beginning of the XIX century, in the period of the precursors of the Brazilian children and juvenile literature, in the period of the ideals of the modernism, in the boom of the children literature in the 1970s, and in contemporaneity, the research involves, above all, the compared analysis of the works from the authors Sophia de Mello Breyner Andresen (Portugal) and Bartolomeu de Campos Queirós (Brazil). When comparing them, it is verified a new configuration of the sacred in their articulations.
 
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Date de Publication
2013-03-13
 
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