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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.8.2022.tde-14022023-134930
Documento
Autor
Nome completo
Juliana Kohari da Silva
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Sarteschi, Rosangela (Presidente)
Gomes, Simone Caputo
Pereira, Érica Antunes
Rabello, Rosana Baú
Título em português
Subjetividade e combatividade na poética de Noémia de Sousa
Palavras-chave em português
Combatividade
Literatura moçambicana
Noémia de Sousa
Subjetividade
Resumo em português
O presente trabalho busca analisar e interpretar um corpus de poemas da escritora moçambicana Noémia de Sousa, integrantes da sessão "Biografia" do livro Sangue Negro (2016), sendo eles, "Se me quiseres conhecer"; "Poema da infância distante"; "Shimani"; "Deixa passar o meu povo"; "Poema para um amor futuro"; "Poema"; "Se este poema fosse..." e "Instantâneo". Essa análise é feita a partir da investigação dos dispositivos estéticos dos poemas e de seu entrelaçamento com o contexto histórico-social moçambicano no período de colonialismo português. Para isso, mobiliza-se a perspectiva comparada, estabelecendo um diálogo entre o campo literário e outras áreas do conhecimento. Aliando a dimensão estética a uma ética, observamos como os textos poéticos de Noémia de Sousa assumem uma função combativa ao tensionar os discursos coloniais ao mesmo em que oferecem ensejo para se pensar uma subjetividade política relacionada aos diferentes sujeitos evocados nos poemas.
Título em inglês
Subjectivity and combativeness in the poetry of Noémia de Sousa
Palavras-chave em inglês
Combativeness
Mozambican literature
Noémia de Sousa
Subjectivity
Resumo em inglês
In this dissertation I analyze and interpret a corpus of poems by the Mozambican writer Noémia de Sousa. The poems, found in the "Biography" section of the book Sangue Negro [Black Blood] (2016), are, namely, "Se me quiseres conhecer" [If you want to know me]; "Poema da infância distante" [Poem of distant childhood]; "Shimani" [Shimani]; "Deixa passar o meu povo" [Let my people go]; "Poema para um amor futuro" [Poem for a future love]; "Poema" [Poem]; "Se este poema fosse" [If this poem were...], and "Instantâneo" [Instantaneous]. The analysis is based on the investigation of the aesthetic dispositifs of the poems and their intertwining with the Mozambican social-historical context during Portuguese colonialism. To this end, I mobilize a comparative perspective by establishing a dialogue among the literary field and other fields of knowledge. When combining the aesthetic and the ethical dimensions, one notes how Noémia de Sousa's poetic texts take on a combative function by tensioning colonial discourses at the same time they offer an opportunity to think the political subjectivity related to the different subjects evoked in the poems.
 
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Data de Publicação
2023-02-14
 
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