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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.8.2012.tde-14112012-121342
Document
Auteur
Nom complet
José David Borges Junior
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2012
Directeur
Jury
Cunha, Maria Zilda da (Président)
Carelli, Fabiana Buitor
Oliveira, Maria Cristina Xavier de
Titre en portugais
As máscaras de Robinson Crusoe: a representação do individualismo moderno em Daniel Defoe e Mozael Silveira
Mots-clés en portugais
Cinema
Individualismo
Literatura
Política
Sociedade
Resumé en portugais
Esta dissertação visa a estudar as metamorfoses do individualismo moderno em duas produções culturais distintas, concebidas em civilizações e contextos históricos também diversos, a saber: Reino Unido, à época da Revolução Inglesa e Brasil, em tempos de ditadura militar. Para isso, realizou-se uma análise comparativa entre as obras Robinson Crusoe, de Daniel Defoe e As aventuras de Robinson Crusoé, de Mozael Silveira. Assim, foi possível verificar como a literatura e o cinema, entendidos como campos narrativos, funcionam em processos dialógicos, encenando problemáticas sociais, históricas e ideológicas por meio de suas construções discursivas e linguagens próprias, de modo a simbolizar o mundo e oferecer, ao pesquisador, novas formas ou modelos para compreensão da realidade e, portanto, do próprio entendimento acerca do supracitado conceito.
Titre en anglais
The masks of Robinson Crusoe: the representation of modern individualism in Daniel Defoe and Mozael Silveira
Mots-clés en anglais
Cinema
Individualism
Literature
Politics
Society
Resumé en anglais
This dissertation aims to study the metamorphoses of modern individualism into two distinct cultural productions, designed in civilizations and historical contexts also distinct, namely: United Kingdom, at the time of the English Revolution and Brazil, in times of military dictatorship. For both, the comparative analysis works as a method of investigation between Robinson Crusoe, by Daniel Defoe and As aventuras de Robinson Crusoé, by Mozael Silveira. In this way, was possible to verify as literature and cinema, understood as narrative fields, works in dialogic processes, staging social, historical and ideological problems through their own languages and discursive constructions, to symbolize the world and offer, for the researcher, new forms or models for understanding of reality and, therefore, the understanding of that concept.
 
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Date de Publication
2012-11-14
 
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