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Mémoire de Maîtrise
DOI
10.11606/D.8.2006.tde-22082007-142125
Document
Auteur
Nom complet
Lais de Almeida Cardoso
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2006
Directeur
Jury
Goes, Maria Lucia Pimentel de Sampaio (Président)
Coelho, Nelly Novaes
Rodrigues Filho, José Maria
Titre en portugais
Percurso do orfão na literatura infantil / juvenil, da oralidade à era digital: a trajetória do herói solitário
Mots-clés en portugais
Herói solitário
Literatura infantil/juvenil
Madrastas/madrinhas
Mídias
Órfão
Resumé en portugais
A orfandade é um tema bastante recorrente na literatura infantil e juvenil. Desde as antigas narrativas orais, como os contos de fadas, por exemplo, o arquétipo do órfão é revisitado regularmente na construção de diferentes personagens, sendo mantida, porém, uma estrutura básica predominante, principalmente no que concerne à sua trajetória. Investigar a recorrência dessa temática, partindo da análise de alguns contos populares até alcançar as mais recentes obras voltadas para o público jovem, foi um dos objetivos desta pesquisa. Uma outra meta foi estabelecer paralelos e divergências entre as figuras secundárias que compõem essas narrativas, como as madrinhas, as madrastas, os irmãos, os amigos, os seres mágicos, entre outros, e focalizar o papel que elas desempenham na trajetória do órfão, agindo ora como "desvios", ora como "atalhos" em seu caminho. Um terceiro propósito da dissertação foi estudar a circulação da personagem órfã contemporânea entre a literatura e outras mídias, como as histórias em quadrinhos (HQ) e o cinema. Para isso, tomamos três personagens da ficção criadas originalmente para três diferentes suportes - Harry Potter (literatura), Peter Parker (HQ) e Luke Skywalker (cinema) - e procuramos estabelecer similaridades e divergências em três momentos de seus percursos: partida, iniciação e retorno. Ao compararmos as trajetórias desses três heróis órfãos, podemos perceber as visíveis intersecções entre elas e somos levados a crer que, mesmo modificadas pelos estilos literários e pelas mídias que lhes servem de suporte, essas personagens solitárias conservam, contudo, a essência das características de seu remoto substrato popular, proveniente da oralidade.
Titre en anglais
The orphan's course in Literature for Children and Youths, from orality to digital age: the path of a solitary hero
Mots-clés en anglais
Children's Literature
Godmothers/stepmothers
Mass media
Orphan tales
Solitary hero
Resumé en anglais
Orphanhood is quite a common theme in Children's Literature. From the old oral stories, as the fairy tales, for instance, the orphan archetype is regularly used in order to build different characters, keeping, however, a predominant basic structure, chiefly with regard to his path. Investigating the frequency of such a theme starting from the analysis of some popular tales and finally reaching the most recent works, offered to young people, was one of the purposes of this research. Another aim was to establish parallels and divergences ocurring to secondary characters that take part in those narratives, as the godmothers, stepmothers, brothers and sisters, magic creatures, among others, and focusing the role they play in the development of the orphan course, acting sometimes as "sidetracks", sometimes as "shortcuts" in his way. A third goal of this work was to study the circulation of the contemporary orphan character both in literature and other mass media, as comics and movies. For this purpose we chose three fiction characters, created originally for three different supports - Harry Potter (literature), Peter Parker (comics) and Luke Skywlaker (movies) - and tried to show similarities and differences in three moments of their route: start, initiation and return. Comparing the footsteps of those three orphan heroes, we may note the visible intersections among them and take into account that, even changed by literary style and mass media which support them, those solitary characters keep, nevertheless, the essence of the characteristics of their ancient popular substractum, coming from orality.
 
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Date de Publication
2007-10-02
 
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