• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.8.2019.tde-23072019-160504
Documento
Autor
Nombre completo
Adriano Guilherme de Almeida
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Abdala Junior, Benjamin (Presidente)
Martin, Vima Lia de Rossi
Santos, Rubens Pereira dos
Zeni, Bruno Gonçalves
Título en portugués
O Brasil-menor de idade - crianças e infâncias em Graciliano Ramos e João Antonio
Palabras clave en portugués
Graciliano Ramos
Infância e realidade nacional
João Antônio
Literatura engajada
Personagens infantis
Resumen en portugués
Neste trabalho, pretendemos destacar a relevância dos personagens infantis nos textos de Graciliano Ramos e João Antônio, escritores brasileiros do século XX, marcados pela crítica e pela denúncia da realidade nacional, elementos centrais em ambos os projetos literários. Buscamos demonstrar como os personagens infantis presentes nos textos desses dois escritores tornam mais explícitos os traços de arbitrariedade e autoritarismo próprios da formação social brasileira que eles denunciam em seus escritos. Nossos corpora são contos ou capítulos de romances e têm como critério de seleção, não a simetria de gêneros, mas o protagonismo dos personagens infantis, cujos processo de integração social são marcados pela violência e pelo autoritarismo, característicos da cultura senhorial (CHAUÍ, 1996) e da violência estrutural (GORENDER, 2000), associadas aos dois traumas fundamentais de nossa formação: o processo colonial e a escravização dos negros (RIBEIRO, 1999). A leitura comparativa dos textos de Graciliano Ramos e João Antônio possibilita uma percepção mais apurada da centralidade do tema das infâncias e das crianças na obra de cada um deles, pelo fato de que a abordagem delas evidencia e, ao mesmo tempo, redimensiona as contundentes críticas que os autores fizeram à realidade nacional.
Título en inglés
The Brazil-minor: childrens and childhoods in Graciliano Ramos and João Antônio
Palabras clave en inglés
Childhood and national reality
Children's characters
Engaged literature
Graciliano Ramos
João Antônio
Resumen en inglés
In this work, we intend to highlight the relevance of children's characters in the texts of Graciliano Ramos and João Antônio, Brazilian writers of the twentieth century, marked by criticism and denunciation of national reality - central elements in both literary projects. We seek to demonstrate how the children's characters present in these two writers' texts make more explicit the traits of arbitrariness and authoritarianism proper to the Brazilian social formation that they denounce in their writings. Our corpora are made of tales or novels chapters, and have as selection criteria, not the symmetry of genres, but the protagonism of the children's characters, whose social integration process is marked by violence and authoritarianism, characteristic of the "manorial culture" (CHAUÍ, 1996) and of "structural violence" (GORENDER, 2000), associated with the two fundamental traumas of our formation: the colonial process and the enslavement of black people (RIBEIRO, 1999). The comparative reading of Graciliano Ramos's and João Antônio's texts allows a more accurate perception about the centrality of the theme of childhoods and children in the work of each one of them, due to the fact that their approach evidences and at the same time resizes the blunt criticisms that the authors made to the national reality.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2019-07-23
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.