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Dissertação de Mestrado
DOI
Documento
Autor
Nome completo
Nara Lasevicius Carreira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Sarteschi, Rosangela (Presidente)
Jardim, Fabiana Augusta Alves
Macêdo, Tania Celestino de
Silva, Mario Augusto Medeiros da
Título em português
Repertórios da literatura brasileira nos livros didáticos: uma perspectiva antirracista
Palavras-chave em português
Educação antirracista
Ensino de literatura
Lei 10.639/03
Literatura negro-brasileira
Livros didáticos
Resumo em português
Esta pesquisa busca investigar os repertórios da literatura brasileira disponibilizados nas coleções didáticas de língua portuguesa para o Ensino Médio aprovadas pelo PNLD 2015, de modo a verificar quantitativa e qualitativamente a inserção de textos que tocassem a temática racial, independentemente do pertencimento étnico-racial de seus autores, por um lado, e especificamente a utilização de textos de autoria negra, por outro. Assim, a partir de um aparato teórico interdisciplinar que engloba as áreas dos estudos literários, da história, da sociologia, da educação e da psicologia social , analisa-se como tais textos e autores foram aproveitados pelas coleções, considerando o contexto em que aparecem nos livros, com ênfase nas atividades de interpretação literária. Constata-se lacunas importantes nos dados encontrados, uma vez que a inserção por si só dessas obras e desses escritores não é suficiente para uma reformulação do livro didático como instrumento possível de uma educação antirracista. Desse modo, são propostas alternativas tanto de repertório, privilegiando os nomes contemporâneos da literatura negro-brasileira, quanto de abordagem de autores que já figuram no cânone, alternativas pensadas para relacionar-se de maneira orgânica com todo o conteúdo das coleções didáticas, e não mais como apêndices e notas de rodapé.
Título em inglês
Brazilian literature repertoire in textbooks: an antiracist point of view
Palavras-chave em inglês
Antiracist education
Black Brasilian literature
Law 10.639/03
Literature education
Textbooks
Resumo em inglês
This research aims to investigate the Brazilian literature repertoire available in the Portuguese language didactic collections for High School, approved by the PNDL 2015, measuring the insertion of texts approaching the racial thematic in both qualitative and quantitative ways, regardless of the authors ethnic and racial identity on the one hand, and specifically using texts written by black authors on the other hand. That way, through an interdisciplinary theoretical apparatus that encompass Literary Studies, History, Sociology, Education and Social Psychology , this research analyzes how the collections availed themselves of those texts and authors, taking into account the context in which they appear in the books, with emphasis on literary interpretation activities. There are important gaps in the data found, seeing as the insertion of those works and authors by itself is not enough to reformulate the textbook as an efficient instrument of an antiracist education. Thus, some alternatives are proposed regarding both repertoire, privileging contemporary names of the Brazilian black literature, and the approach of authors that already belong to the literary canon, alternatives thought to interact in an organic way with all the content of the didactic collections, and not only as appendices and footnotes.
 
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Data de Publicação
2019-06-25
 
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