• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
10.11606/D.8.2013.tde-30012014-103938
Documento
Autor
Nome completo
Lidiane dos Santos Olivio
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Chaves, Rita de Cassia Natal (Presidente)
Macêdo, Tania Celestino de
Moraes, Anita Martins Rodrigues de
Título em português
O narrador, o espaço e a digestão dos casos: uma leitura de Como se o mundo não tivesse leste, de Ruy Duarte de Carvalho
Palavras-chave em português
Colonialismo
Direito costumeiro
Espaço
Literatura angolana
Narrador
Ruy Duarte de Carvalho
Resumo em português
O objetivo desta dissertação é realizar uma leitura da obra Como se o mundo não tivesse leste (1977), de Ruy Duarte de Carvalho, com foco especial na configuração do espaço, procurando compreender a relação que se estabelece entre a ordem colonial, com seu sistema legal, e o universo comunitário que a invasão colonial busca romper.No capítulo 1, examinamos alguns dados biográficos do autor e seu projeto artístico, bem como o contexto histórico dessa produção. Também, analisamos a estória As águas de Capembáua com ênfase nos espaços da onganda e da fazenda. No capítulo 2, concentramos a análise em João Carlos, natural do Chinguar, no Bié, observando os espaços do sambo e da sanzala. No capítulo 3, focamos em Como se o mundo não tivesse leste, o contraponto entre a geografia do sul de Angola e a cosmogonia (terra, homem, antepassado) aos espaços da loja e do posto administrativo colonial. Nos três capítulos, procuramos apontar a presença da dualidade jurídica ( direito costumeiro e legislação colonial), bem como a técnica narrativa do autor, cuja característica central é reorganizar, por meio do narrador, as diferentes versões de cada uma das três estórias.
Título em inglês
The narrator, the space and the digestion of cases: a reading of Como se o mundo não tivesse leste, by Ruy Duarte de Carvalho
Palavras-chave em inglês
Angolan literature
Colonialism
Costumary law
Narrator
Ruy Duarte de Carvalho
Space
Resumo em inglês
The objective of this dissertation is to perform a reading of the work " Como se o mundo não tivesse leste" (1977), by Ruy Duarte de Carvalho, with special focus on the configuration space, seeking to understand the relationship that is established between the colonial order, with its legal system, and the community universe that seeks to break the colonial invasion. In chapter 1, we review some biographical details of the author and his art project as well as the historical context of this production. Also, we analyze the story "As águas de Capembaúa" with emphasis on spaces of onganda and farm. In chapter 2, the analysis focused on "João Carlos, natural Chinguar, no Bié" noting the spaces sambo and sanzala. In chapter 3, we focus on "Como se o mundo não tivesse leste" counterpoint the geography of southern Angola and cosmogony (earth/land, man, ancestor) to the space of the store and the colonial administrative post. In all chapters, we point to the presence of legal duality (customary law and colonial law), and the author's narrative technique, whose central feature is to reorganize, through the narrator, the different versions of each of the three stories.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2014-01-30
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.