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Tesis Doctoral
DOI
Documento
Autor
Nombre completo
Eva Batlickova
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2019
Director
Tribunal
Amâncio, Moacir Aparecido (Presidente)
Krause, Gustavo Bernardo Galvão
Krausz, Luis Sergio
Ramos, Luiz Fernando
Título en portugués
O drama Saul: diálogo como um princípio descentralizador na obra de Vilém Flusser
Palabras clave en portugués
Antissemitismo
Diálogo
Teatro de vanguarda
Resumen en portugués
A tese examina a primeira obra escrita por Vilém Flusser com objetivo de buscar as raízes do pensamento do futuro filósofo e apontar as características nela presentes que se tornariam relevantes na sua obra futura. Trata-se da peça de teatro Saul, redigida em alemão, em 1936, em Praga, sua cidade natal. A primeira parte da pesquisa foca o ambiente no qual Flusser nasceu e onde se formou sua visão do mundo. Esboçamos uma breve história da comunidade judaica nas terras tchecas, mencionamos figuras importantes da vida literária do país, assim como tendências culturais marcantes, para entender particularidades do seu universo. Na parte biográfica da pesquisa acompanhamos a vida intelectual de Flusser, que se desdobrava entre a Europa e o Brasil, encerrando-a com o levantamento da fortuna crítica que mostra o alcance de seu legado. A segunda parte da pesquisa dedica-se à análise do drama Saul e sua contextualização dentro das correntes artísticas e filosóficas da sua época. No campo da arte, identificamos sua proximidade sobretudo com o movimento expressionista e o teatro épico brechtiano; no âmbito da história do pensamento, por sua vez, com os pensadores cuja obra pode ser considerada dialógica e crítica ao pensamento instrumental. Abordamos nomes como Ortega y Gasset, Martin Buber, Mikhail Bakhtin ou Walter Benjamin e nos detemos nos próprios princípios do diálogo socrático. Reconhecemos uma série de pontos comuns entre os pensadores em questão e a obra de Vilém Flusser, tanto no drama Saul como nos ensaios posteriores. Destacamos sobretudo o caráter dialógico e não conclusivo dos seus textos, a busca pelas novas formas de expressão e pelo discurso científico alternativo. Com essa finalidade o pensador desenvolve uma série de estratégias que visam subverter as normas do discurso filosófico tradicional e acadêmico. Para ele, a posição filosófica carrega uma dimensão ética ela é um meio de engajamento social. Encerramos o trabalho com a reflexão sobre a influência do Fausto de J.W. Goethe no jovem praguense. Salientamos a transformação do papel da ciência no período que separa a vida de Goethe da de Flusser e mostramos como a preocupação com o reducionismo e a instrumentalização da ciência tornou-se um dos temas centrais dos textos de Flusser.
Título en inglés
The drama Saul: dialogue as a descentralizing principle in Vilém Flussers work
Palabras clave en inglés
Anti-semitism
Avant-garde theatre
Dialogue
Resumen en inglés
The thesis examines the very first Vilém Flusser's work purposing to search for the roots of his thought as well as to point the features in it that would become relevant in his future creation. It is a theatre play Saul written in German, in 1936, in Prague, his hometown. The first part of my research focuses the environment within which Flusser was born and in which his vision of the world was shaped. We have outlined a brief history of the Jewish community in the Czech lands, we have mentioned local important literary life figures and significant cultural tendencies to understand his particular universe. The biographical part of the research follows Flusser's intellectual activities unfolded between Europe and Brazil, and it is closed with a mapping of the critical resources that reveals the reach of his legacy. The second part of the thesis is dedicated to the analysis of the drama Saul and its contextualization within artistic and philosophical movements of that time. In the fields of art, we have identified the proximity, especially, to Expressionism and to Brecht's epic theatre; in the area of the thought's history, in turn, to thinkers whose work can be considered dialogical and critical in respect of the instrumental thinking. We have approached names as Ortega y Gasset, Martin Buber, Mikhail Bakhtin or Walter Benjamin and we have dwelled also on the principles of the Socratic dialogue. We have recognized a number of common aspects between the thinkers under discussion and the Vilém Flusser's work, both as in the drama Saul and as in the further essays. We emphasise mainly the dialogical and non-conclusive character of his texts, his pursuit of the new forms of expression and of an alternative scientific discourse. With that purpose, the thinker built up a number of strategies up, that aim to subvert the rules of the traditional and academic philosophical discourse. For him, a philosophical position is filled with an ethical dimension, it is an instrument of social engagement. We terminate the research with a reflection on the influence of J.W. Goethe's Faust on the young Prague citizen. We have pointed out the transformation of the role of the science in the period that separates Goethe's and Flusser's lives and have demonstrated how the concerns about the reductionism and the instrumentalization of the science became one of the central themes of Flusser's works.
 
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Fecha de Publicación
2019-06-25
 
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